Blog e SEO – Aumentando a visibilidade de seu negócio

Blog e SEO – Aumente a visibilidade do seu website e de seu negócio

Temos atualmente cerca de 4.5 bilhões de páginas Web indexadas no Google todos os dias. Para sua empresa ser encontrada nas pesquisas feitas pelos seus clientes, este é um número intimidante, e o SEO para blogs pode ajudar neste processo.

Hoje o Marketing Digital é a melhor estratégia para empresas que possuem ciclos de venda longos e que necessitam de diferentes interações com seus prospects, sendo uma ferramenta ideal para prospectar clientes pela construção de relacionamentos.

Se você (ou sua empresa), deseja criar relacionamentos sólido com seus leads, eles deverão ver sua empresa como uma autoridade em seu segmento e confiar no conteúdo disponibilizado.

Os motores de buscas, como o Google ou Bing, prestam muita atenção neste tipo de compromisso.

 

SEO para Blogs

Blog e SEO – Aumentando a visibilidade de seu negócio

O blog é um excelente canal para aplicação de SEO, sendo esta a melhor estratégia praticada nos websites atuais, e representa uma ótima ferramenta para construção da reputação de sua marca. Trata-se do Marketing de Conteúdo.

 

Saiba mais: Marketing de Conteúdo – Por que investir?

 

Um blog constantemente atualizado é uma excelente ferramenta de impulsionamentos de conteúdos de alto valor, e a recorrência deste processo irá manter as visitas em seu website sempre altas, gerando envolvimento e melhorando gradativamente o ranking de seu website.

Chegamos então ao ponto certo para responder à seguinte pergunta:

 

Por que os conteúdos de blogs são fundamentais para empresas criarem uma estratégia online?

 

Por que sempre devemos inserir novos conteúdos?

Os motores de busca estão preparados para oferecer a melhor experiência e resultados para os seus usuários, tentando sempre criar uma relação ideal para as solicitações de consultas em suas barras de pesquisas.

Para este fim, as ferramentas de buscas procuram sempre informações mais novas, em websites que possuam suas páginas indexadas, ou seja, conteúdo up-to-date.

Geralmente, os buscadores interpretam as atualizações mais recentes, entendem que a página possui uma relevância alta e que, dessa forma, pode fornecer uma experiência melhor para seus usuários e clientes.

 

Segmentação e amplitude nas palavras-chaves

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As palavras-chaves representam o produto base para a existência dos motores de busca. Atualmente utilizar palavras soltas ou frases muito simples é uma péssima estratégia para se criar um SEO.

Há algum tempo, muitas empresas e até agências tinham como estratégia inserir dezenas de palavras-chaves espalhadas pelo conteúdo de uma página na tentativa de se destacar entre seus concorrentes.

Esta prática, além de cansar os leitores, incentivou os buscadores em otimizarem seus algoritmos e reduzirem a relevância de páginas com esta estratégia.

É fundamental trabalhar palavras-chaves com uma maior amplitude e com as seguintes características:

  • Trabalhe com frases com várias palavras e concentre-se mais precisamente no vocabulário que seus leitores e clientes estão propensos a utilizar;
  • Suas palavras deverão ser utilizadas apenas algumas vezes ao longo do conteúdo e sempre com uma linguagem usual.

 

Fale com propriedade sobre seu segmento de negócios

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Sempre que desenvolver textos em seu blog, fale diretamente para o seu nicho ou segmento de negócios, abordando questões que lhe permitam incorporar naturalmente suas palavras-chaves em seu conteúdo.

Os blogs são ótimos para este fim e permitem desenvolver páginas 100% dedicadas a determinadas palavras-chaves, criando uma estratégia estruturada de criação de conteúdo.

O tráfego que será gerado por motores de buscas, especialmente para essa página, estarão relacionados com a palavra-chave em torno da qual o post foi escrito.

É desta forma que seu website começará a receber visitantes trazidos por consultas de palavras-chaves que não estão diretamente relacionadas com o conteúdo de seus textos.

 

Vale a pena possuir um website com muitas páginas?

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Possuir um website com muitas páginas não necessariamente aumentará a sua classificação nos resultados de busca.

Não que um website com muitas páginas não tenha o seu valor, porém o valor agregado deve estar sempre relacionado em gerar mais possibilidades e interação para os visitantes.

Possuir um blog aumentará gradativamente a quantidade de novas páginas em seu website, e a cada nova página, uma nova oportunidade de classificação para uma nova palavra-chave surgirá, permitindo assim envolver um número maior de visitantes.

Naturalmente a criação de novos conteúdos estimula a navegação de uma página para outra, melhorando significativamente diferentes indicadores de engajamento, o que reduz suas taxas de rejeição e melhora o tempo de navegação em seu website.

 

Intensifique backlinks, porém saiba por onde anda!

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Quando criamos conteúdos recorrentes e relevantes, é possível que sejam criados rapidamente diferentes backlinks apontando para a sua página de conteúdo.

Visitantes que valorizarem o seu blog e as séries de conteúdos que sua empresa cria, trabalham rapidamente em compartilhar os links de seu blog através de redes sociais e outros canais.

Apesar de hoje haver um certo receio com as origens, os backlinks ainda são incrivelmente valiosos. O Google os entende como uma grande demonstração de autoridade para um website e, quanto maior o número de backlinks, melhor.

A novidade é que hoje não basta somente um número grande de backlinks, o mais importante é a qualidade dos mesmos.

Os motores de busca valorizam backlinks que originam de websites que também são bem relevantes e úteis.

 

Se a gestão de conteúdo não fez parte dos investimentos de marketing de sua empresa em 2015, este é o momento: considere este projeto para 2016 e saia na frente de seus concorrentes.

 

Leia também: Estratégia de conteúdo: por que a sua empresa precisa?

 

Engaje seus clientes com 7 dicas

 

Sobre 

Formado em Administração de Empresas e Análise de Sistemas, se especializou em Gestão de Projetos e Desenvolvimento de Soluções Web. Especialista em integração de ferramentas de Marketing Digital para a captação de leads online em empresas B2B, serviços e varejo.

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