Perfil dos usuários nas redes sociais do Brasil

Perfil dos usuários nas redes sociais do Brasil

O perfil dos usuários nas redes sociais do Brasil nos dias de hoje é um dos mais relevantes no mundo, e criar mecanismos ou conteúdos para impactá-los corretamente é um dos grandes desafios das marcas.

Convenhamos que a maior parte do tempo utilizado no smartphone não é para atividades comerciais. Muitos usuários se comportam como “stalkers”, entrando e saindo de aplicativos, obcecados por pessoas, lugares e outros assuntos que julgam importantes.

Os celulares são checados dezenas de vezes durante o dia, para coletar informações sobre o que seus amigos comeram no almoço e com quem eles estão se relacionando no momento.

Comunicação Social utilizada de forma massiva

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Atualmente a comunicação e o bate-papo social através do celular é a atividade mais realizada pelos usuários no Brasil e para se ter ideia, já é responsável por 75% de todo o tráfego de dados gerado pelo Facebook.

Através de alguns estudos já é possível identificar 3 perfis de consumidores em redes sociais que navegam através de smartphones e tablets:

  1. Usuários que pensam em comprar um produto, mas não iniciaram efetivamente um processo de aquisição dos produtos. Eles somente marcam os produtos para talvez, mais tarde, realmente efetivarem sua compra. Estes são os consumidores passivos nas mídias sociais.
  2. Existem usuários que necessitam de feedbacks e opiniões dos amigos de sua rede. Eles postam o produto em seu perfil solicitando opiniões. Estes usuários colaboram muito para a divulgação de um produto, serviço ou marca.
  3. Há um terceiro grupo influenciado a adquirir uma nova compra, geralmente quando nem mesmo pensavam no produto. Este perfil age por impulso, mas com rapidez e segurança, e efetua a compra no momento em que são influenciados ou percebem o interesse pelo produto por um grupo de amigos de sua rede.

Muitos destes consumidores online, além de acompanharem o status de seus amigos pela rede social, também costumam visualizar as marcas e os produtos favoritos no perfil de seus amigos. Mas é bom ficar atento, pois o perfil dos usuários nas redes sociais do Brasil est́á se tornando um dos mais relevantes para as marcas em todo o mundo.

Leia também: Dicas para obter mais cliques nas redes sociais

 

Perfil dos usuários nas redes sociais do Brasil

De acordo com uma pesquisa conduzida pela PewGlobal em 2014, os brasileiros entrevistados afirmaram que usam a internet para as seguintes atividades:

1. Socializar com seus amigos em sua rede

  • 89% usa a internet para socializar

2. Busca de informação

  • 58% usa para se informar sobre política
  • 58% para buscar informações sobre saúde
  • 47% para buscar por serviços do governo

3. Carreira e Comércio

  • 40% buscam empregos
  • 26% fazem ou recebem pagamentos
  • 31% compram produtos
  • 21% estudam online

 

Atividades dos brasileiros nas Redes Sociais

Os brasileiros entrevistados quanto ao uso das redes sociais utilizam-na para as seguintes atividades:

  • 80% para falar de músicas e filmes
  • 61% para falar de esportes
  • 58% para falar sobre produtos que usam
  • 33% para falar sobre política
  • 36% para falar de religião

 

Eleve ao máximo a experiência de leitura de seus visitantes

Empresas que pretendem impactar seus clientes através das fanpages no Facebook devem proporcionar sempre a continuidade de navegação nos smartphones, mantendo a experiência de uso móvel 100% completa, mesmo quando avançam para um blog ou website institucional.

Os usuários de celulares buscam manter sua navegação contínua após se interessarem por um produto ou marca.

Este é o “momento mágico” para a captação online do seus novos leads e clientes!

Muitas empresas já entenderam este processo e deixaram de desperdiçar esta oportunidade, aproveitando o momento para aumentar suas taxas de conversão, criando campanhas sociais para engajamento destinadas 100% para dispositivos móveis.

Se você pretende estabelecer uma estratégia de mídia social eficiente para sua empresa, lembre-se sempre de como sua estrat́égia deve estar alinhada com o perfil dos usuários nas redes sociais do Brasil, sendo muito importante:

 

Comece sempre pela construção da presença na rede certa para o seu público e certifique-se que cada campanha criada está 100% responsiva e amigável para os usuários de smartphones e tablets.

Agora que você aprendeu mais sobre o perfil dos usuários nas redes sociais do Brasil, leia mais matérias no nosso blog.

O que você faz no celular durante o dia?

Sobre 

Formado em Administração de Empresas e Análise de Sistemas, se especializou em Gestão de Projetos e Desenvolvimento de Soluções Web. Especialista em integração de ferramentas de Marketing Digital para a captação de leads online em empresas B2B, serviços e varejo.

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