growth hacking para sua empresa

Mas afinal, o que é o Growth Hacking?

Entenda como as empresas têm aplicado conceitos de Growth Hacking para acelerar o seu crescimento e, especificamente, na venda de produtos de forma online.

O que significa Growth Hacking?

Growth Hacking é uma metodologia muito bem observada fora do país por profissionais com expertise avançada em marketing digital e vendas online.

Atualmente centenas de startups no Vale do Silício, também empresas de grande porte nos EUA, têm utilizado esta metodologia para alavancar rapidamente o crescimento de seus negócios.

O termo hacking normalmente é associado a processos de invasão em redes de computadores, quebras de senhas, etc., e sempre executados por criminosos virtuais. O uso do termo hacker é dado a esta metodologia, pois um “hacker tradicional” é uma pessoa que tem um perfil altamente dedicado, em estudar os detalhes do funcionamento de um processo técnico, seja em sistemas ou hardwares. Mas no nosso caso especifico: em vendas!

Neste contexto, o Growth Hacker é um profissional que tem o objetivo de conduzir e crescer o número de usuários de consumo de um produto ou serviço. Ou seja, através de uma metodologia própria testável e escalável, o Growth Hacking alavanca as métricas de conversão de uma empresa ou um negócio online.

Growth Hacking x Marketing

Você deve estar se perguntando se não estamos falando de um profissional ou processo de marketing, certo? Não, não estamos.

Enquanto muitas pessoas consideram que o crescimento do número de usuários seja uma responsabilidade da área de marketing, encontramos hoje muitos exemplos de empresas que aumentaram suas vendas de outras formas.

Há muitas variáveis que são responsáveis pelo crescimento do número de usuários em um determinado produto ou serviço. Por isso, o Growth Hacking atua de forma multifuncional, englobando não apenas o marketing, mas o produto, as operações empresariais, finanças e até mesmo recursos humanos.

A ideia é que, para cada decisão que a sua empresa tome, seja sempre observada a seguinte questão: qual será o impacto desta escolha para o crescimento do seu negócio ou dos consumidores?

Como implantar Growth Hacking em seu negócio?

O Growth Hacking tem como objetivo principal conectar o seu público alvo com o produto ou serviço do seu negócio.

Os profissionais ou equipe, deverão ser criativos para descobrir maneiras únicas de condução do crescimento, além de testar e evoluir as técnicas já comprovadas por outras empresas.

Um Growth Hacking exige disciplina para seguir um processo de priorização de ideias, testes, além de visão analítica suficiente para definir mecanismos que apresentaram os resultados positivos para serem mantidos, repetidos e escaláveis, tudo isso para um mesmo objetivo: crescimento do negócio.

A característica essencial de um processo de Growth Hacking é baseada na criatividade que vai um além de estratégias de Adwords ou SEO para a distribuição da informação, buscando elevar as escalas virais através da experiência do consumidor.

Algumas ferramentas usadas por um Growth Hacker

  • Aquisições Virais: Basicamente consiste em alavancar o compartilhamento de conteúdo de usuários existentes para os novos;
  • Aquisições pagas: Com estratégias de SEM (search engine marketing), Links patrocinados (Google Adwords, Facebook Ads), anúncios na TV, celulares, rádios, marketing de afiliados, dentre outros;
  • Marketing de Conteúdo (Content Marketing): Através de posts em blogs, infográficos e vídeos virais, com o objetivo de aumentar a visibilidade da marca e o tráfego para seu website, convertendo visitantes em consumidores;
  • E-mail Marketing: Estratégia de relacionamento utilizada para conversão de novos consumidores estimulando e motivando o consumo com o seu negócio;
  • SEO (otimização em sites de buscas): Efetivamente utilizado para construir uma infraestrutura orgânica de conteúdo web e escalável em inúmeras páginas do website, ao invés da seleção tradicional de uma pequena quantidade de palavras-chave.

Em suma, o Growth Hacking é a interseção entre o marketing e o desenvolvimento do produto, buscando fazer mais com menos. A ideia é sempre criar estratégias articuladas para o desenvolvimento do produto e,a partir disso, levar uma experiência mais agradável ao consumidor, que por sua vez, atrai novos usuários ao viralizá-la.

Agora que você já conheceu esta metodologia que faz toda a diferença nas empresas do Vale do Silício, é hora de implantar um processo de Growth Hacker na sua empresa!

Fale com nossa equipe e entenda melhor este processo!

Leia também: Descubra se sua empresa precisa de um novo website com apenas 10 perguntas!

 

Sobre 

Formado em Administração de Empresas e Análise de Sistemas, se especializou em Gestão de Projetos e Desenvolvimento de Soluções Web. Especialista em integração de ferramentas de Marketing Digital para a captação de leads online em empresas B2B, serviços e varejo.

You may also like