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Usando o Facebook como ferramenta de negócio

A maior e mais acessada rede social do mundo, sozinha, já possui mais de 1 bilhão de usuários ativos na Terra. Entenda por que você deve inserir o Facebook como ferramenta de negócio para a sua empresa.

Sempre falamos aqui sobre como o LinkedIn é fundamental para públicos B2B ou B2C. No entanto, devido à grande popularidade do Facebook, esta rede social também merece a sua atenção.

A rede social é mais do que uma simples ferramenta de contato para rever amigos distantes, é um importante canal de relacionamento entre você e seu cliente, podendo ser usado como um meio de atração do seu público alvo e gerar vendas.

Atualmente o Facebook é a comunidade online mais completa em requisitos de multimídia, vem pouco a pouco implementando novas funcionalidades, e permite conectar pessoas com interesses em comum, o que o torna um excelente instrumento de marketing digital.

 

Leia também: Perfil dos usuários nas redes sociais do Brasil

 

Facebook como ferramenta de negócio: Principais funcionalidades

Dentre tantas funcionalidades, podemos destacar algumas que podem ser bem úteis como ferramenta de negócio e de marketing digital.

 

Fanpages – O cartão de visitas de sua empresa

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As fanpages são as páginas destinadas para a divulgação de uma empresa, marca ou produto.

Nelas podemos inserir os mais diversos conteúdos como: fotos, vídeos, textos e links para o site. A ideia principal de uma fanpage é cativar seguidores, receber curtidas e compartilhamentos suficientes para atrair e engajar cada vez mais o seu público alvo.

Você sabia que o Facebook veda a utilização de perfis particulares para as marcas e há um limite de apenas 5.000 amigos por perfil, o que para empresas é pouquíssimo.

As fanpages podem ainda ser usadas como uma ferramenta para gerar tráfego para websites e converter visitantes em leads. É muito importante para o seu negócio direcionar seus seguidores para os websites e blogs de sua empresa sempre que uma nova publicação for colocada no ar.

No entanto é bom monitorar e analisar constantemente sua fanpage, pois a quantidade de curtidas pode não significar muito se você não estiver atingindo realmente o seu público alvo, se não gerar tráfego para seu website ou se seu conteúdo não for relevante.

Uma outra vantagem das fanpages é que elas são indexadas nos mecanismos de buscas, como o Google e o Bing, o que aumenta ainda mais o tráfego de sua página e website.

Veja as fanpages como aliadas para o seu negócio, além de te ajudar a atingir os objetivos empresariais, ainda mantêm a sua identidade e muitas outras vantagens.

 

Impulsos

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Não é só porque você tem diversas curtidas em sua página que todos que a seguem realmente vejam tudo o que é postado. Para suprir isso e atingir também pessoas que não curtem sua página, existe o impulso oferecido pelo Facebook: você paga uma quantia para um determinado post aparecer no topo da linha do tempo do público selecionado.

Importante: utilize o filtro correto na hora de impulsionar sua página ou alguma publicação para atingir o público alvo desejado e obter maior retorno sobre o dinheiro investido.

Faça testes com valores menores segmentando o público pouco a pouco e observe o retorno sobre a página de acordo com cada filtro utilizado.

 

Leia também: Passo a passo para definir as Personas do seu negócio!

 

Gerenciador de Negócios do Facebook

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O Gerenciador de Negócios do Facebook é o principal item que nos faz ver o Facebook como ferramenta de negócio, por se tratar de um mecanismo que gerencia as páginas e contas de anúncios. Ela facilita dar o acesso para muitas pessoas, mesmo que você não as tenha em sua rede, não sendo mais obrigatório adicionar clientes para poder colocá-los como editores ou administradores de suas páginas. Além disso você pode adicionar ou alterar permissões, ver quem teve acesso à página ou anúncio.

Ele também te dá uma visão geral de todas as páginas, contas e outros relativos à sua empresa.

 

Monitoramento

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Você ainda pode monitorar seus resultados, o que facilita sua visão geral. Você pode acompanhar:

  • Curtidas;
  • Alcance;
  • Visualizações;
  • Cliques no site;
  • Envolvimento (compartilhamentos e curtidas por post);
  • Dados das pessoas que curtiram sua página (gênero, idade, localização etc.).

 

Impossível que seu lead não esteja entre os 67% de brasileiros que buscam informações de seu interesse dentro da rede social! Se você ainda não tem uma página para a sua empresa, faça uma agora e desenvolva-a com conteúdos relevantes.

Gostou de conhecer melhor o lado do Facebook como ferramenta de negócio para a sua empresa? Acompanhe-nos na nossa página e o nosso blog.

 

 

Sobre 

Analista de Conteúdo da Agência Fresh Media e estudante de Jornalismo. Apaixonada por palavras e leitura, atua para encontrar a melhor forma de atrair a atenção de seus leitores. Críticas e dicas são sempre bem vindas!

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