MQL e SQL

Entenda o que é MQL e SQL

Quando pensamos na geração de leads e em todos os estágios, o entendimento e a aplicação correta do MQL e SQL são fundamentais. Saber como lidar com os leads é algo importante para a conversão deles em vendas.

Estudos mostraram que quando não se qualifica o lead de forma correta, as chances de que a sua empresa não consiga convertê-lo em uma venda, o que é algo péssimo e que não queremos que isso aconteça.

Portanto, acabam-se usando duas métricas distintas para realizar essa classificação, são elas o MQL e SQL. Essas métricas são facilmente confundidas, mas no decorrer deste artigo lhe mostraremos as diferenças de cada uma delas.

Saber como classificar os seus leads, ajudam no momento de conseguir nutrir os seus leads e poder transformá-los em vendas.

 

O que é qualificação de leads

A qualificação do lead, é um meio pelo qual você pode terminar o modo com o qual ele age e qual o material que você pode oferecer a ele para ajudar no processo de compra.

Qualificar o lead de modo errado pode comprometer todo o seu processo de venda, isso também ajuda você a perceber que cada lead tem o seu próprio momento para definir a sua tomada de ação.

Tudo isso é importante e deve ser levado em conta no momento de tal qualificação.

 

O que é MQL e SQL?

Começando pelo MQL (marketing qualified leads), ele é utilizado para definir um momento específico dentro dos seus leads, quando encontram-se num estágio avançado de conscientização do problema.

Neste momento os leads estão cada vez mais dispostos a ter a sua empresa como uma solução para o problema no qual ele ou ela está passando. Ou seja, o MQL já absorveu bastante material e conteúdo.

É dever do grupo de marketing da sua empresa definir quando esse MQL está pronto o bastante para ir para o próximo estágio que é o SQL. Muitas vezes são necessários 5 MQL para se obter um SQL, e precisa-se de 5 SQL para poder concluir uma venda.

O SQL (sales qualified leads), é o último estágio antes de se concluir uma compra. Neste estágio os leads conhecem bastante a sua empresa e estão levando em consideração utilizá-la como uma solução para o problema. Mas ainda não é totalmente certo que o SQL vá realmente comprar seu produto, desta forma é necessário escolher a melhor forma de convertê-lo em uma venda.

É importante ter em mente que nem todo o SQL será convertido em uma venda, por isso, deve ter um estreitamento das campanhas de marketing. O segredo é não força esses processos em nenhum momento, para o lead, essas etapas devem ocorrer de forma natural.

Por isso procure sempre uma abordagem leve, não queira empurrar o seu produto, mas procure mostrar a ele como a sua empresa e o seu produto podem ajudá-lo.

Agora que você sabe o que é o MQL e SQL, já é possível então classificar os seus leads de forma correta. Isso o permite escolher a melhor abordagem para falar com ele e aumenta o número das suas vendas.

 

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