métricas de marketing digital

7 Métricas de marketing digital que sua equipe deve estar ligada!

Todas as empresas que investem em marketing desejam que suas campanhas sejam satisfatórias e que tragam bons resultados, para tanto, algumas metas precisam ser estipuladas. Você conhece as métricas de marketing digital mais importantes?

De nada adianta você criar e investir em uma campanha de marketing se não houver uma forma de avaliar os resultados, de saber se as ações que você vem tomando serão as melhores para o objetivo que você quer alcançar.

Para que servem as métricas do Marketing Digital?

As métricas dentro da estratégia de marketing digital servem como um norteador, é através dela que você poderá acompanhar os resultados, planejar campanhas mais eficientes, entre outros. São elas que vão dizer se você continua com estas ações, ou se deve mudá-las, por isso as métricas são fundamentais.

Existem várias métricas, cada uma é utilizada para uma finalidade. Conheça um pouco mais sobre as métricas mais importantes.

Conheça as 7 métricas de marketing digital mais importantes

métricas de marketing digital

7 Métricas de Marketing Digital que sua equipe deve ficar ligada.

1. ROI

A primeira métrica, e uma das mais importantes, é o ROI – return on investiment – ou do português, retorno do investimento. Ela é uma métrica facilmente calculada, basta utilizar a seguinte regrinha:

ROI = (receita obtida – valor do investimento) / valor do investimento

Ela serve para lhe dizer qual foi o seu lucro, a partir de um dado investimento. O ROI deve sempre ser positivo e deve ao longo dos anos ir sempre aumentando.

2. Conversão de Leads

Todo mundo sabe como os leads – clientes em potencial – são importantes para qualquer empresa, mas nem sempre é fácil fazer a conversão dos seus leads em clientes.

Se a sua taxa de conversão de leads for baixa, é hora de repensar algumas coisas. Será que você oferece o produto certo a pessoa certa? Será que a sua equipe de venda está preparada para atuar com o seu cliente?

Afinal de contas, não adianta nada você investir em campanhas, se você não consegue vender o seu produto as pessoas.

3. Engajamento

Hoje em dia as redes sociais também são excelentes fontes para se fazer campanhas de marketing. Então como medir se a sua estratégia está sendo eficiente?

Nos últimos tempos, redes sociais como o Facebook, tem permitido que o administrador da página veja o engajamento. A ideia de engajamento é bem simples, ela tende a mostrar quantas pessoas visualizaram as publicações, qual a quantidade de curtidas, de comentários e compartilhamentos.

Tudo isso mostra uma interação do público com a sua empresa, e quanto mais engajamento você conseguir promover, melhor é para o seu empreendimento.

4. CAC

Outra métrica fundamental é a CAC que nos indica o custo de aquisição por cliente, através dela é possível saber quanto custa para que você obtenha um cliente. O cálculo é fácil de ser feito e utiliza a fórmula abaixo:

CAC = despesas totais/quantidade de pessoas que compram o produto.

Nas despesas totais, coloque todas as despesas, desde campanhas de marketing, custo de fabricação do produto e afins, assim você poderá obter o valor real.

5. Taxa de Cliques (CTR)

A taxa de cliques diz muito sobre sua estrutura e campanhas de de anúncios, pois de nada adianta ter muitas veiculações se poucas pessoas chegarem à sua página de destino.

A partir dessa métrica, você pode avaliar diferentes aspectos de um anúncio ou campanha, como: a segmentação, as palavras-chave, as imagens e os textos.

Esse é um dos pontos de partida para aprimorar uma campanha que já está rodando, melhorando o retorno sobre o investimento. O CTR é utilizado em forma de porcentagem, seguindo a fórmula:

CTR (%) = (Número de cliques no anúncio / Número de impressões) x 100.

6. Custo por clique (CPC)

Em uma campanha de tráfego pago, o custo por clique é uma métrica extremamente importante.

Com a métrica CPC você consegue determinar quanto está sendo investido para que cada pessoa chegue até uma determinada página do seu site.

O CPC tão é  importante para avaliar quais versões dos anúncios estão com a melhor performance e quais devem ser descartadas ou otimizadas.

CPC = Custo da campanha / Número de cliques obtidos.

7. Custo por lead (CPL)

Em todas as estratégias de marketing digital o foco é gerar leads, algumas empresas vão para o mercado e se arriscam em estratégias de conversão e na grande maioria das vezes acabam se planejando de forma errada e não constroem um relacionamento com seus potenciais clientes.

Diariamente se faz necessário nutrir o seu relacionamento com os seus clientes e criar novos relacionamentos com novos clientes, com isso uma métrica importante é saber o custo por lead.

Com o CPL for alto, as conversões de leads em clientes são muito boas, ou que o ticket médio por cliente seja ainda mais alto. Esse é um número para ficar sempre de olho. Quanto menor, melhor.

CPL = Investimento total na campanha / Número de leads gerados.

Viu como as métricas de marketing digital são fundamentais para um empreendimento bem-sucedido, comece a usá-las hoje mesmo!

Fale com a Fresh Media!

You may also like

Leave a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.