métricas de marketing digital

Métricas de marketing digital que sua equipe deve estar ligada!

Todas as empresas que investem em marketing desejam que suas campanhas sejam satisfatórias e que tragam bons resultados, para tanto, algumas metas precisam ser estipuladas. Você conhece as métricas de marketing digital mais importantes?

De nada adianta você criar e investir em uma campanha de marketing se não houver uma forma de avaliar os resultados, de saber se as ações que você vem tomando serão as melhores para o objetivo que você quer alcançar.

As métricas dentro da estratégia de marketing digital servem como um norteador, é através dela que você poderá acompanhar os resultados, planejar campanhas mais eficientes, entre outros. São elas que vão dizer se você continua com estas ações, ou se deve mudá-las, por isso as métricas são fundamentais.

Existem várias métricas, cada uma é utilizada para uma finalidade. Conheça um pouco mais sobre as métricas mais importantes.

 

Conheça as métricas de marketing digital mais importantes

 

métricas de marketing digital

 

ROI

A primeira métrica, e uma das mais importantes, é o ROI – return on investiment – ou do português, retorno do investimento. Ela é uma métrica facilmente calculada, basta utilizar a seguinte regrinha:

ROI = (receita obtida – valor do investimento) / valor do investimento

Ela serve para lhe dizer qual foi o seu lucro, a partir de um dado investimento. O ROI deve sempre ser positivo e deve ao longo dos anos ir sempre aumentando.

 

Conversão de Leads

Todo mundo sabe como os leads – clientes em potencial – são importantes para qualquer empresa, mas nem sempre é fácil fazer a conversão dos seus leads em clientes.

Se a sua taxa de conversão de leads for baixa, é hora de repensar algumas coisas. Será que você oferece o produto certo a pessoa certa? Será que a sua equipe de venda está preparada para atuar com o seu cliente?

Afinal de contas, não adianta nada você investir em campanhas, se você não consegue vender o seu produto as pessoas.

 

Engajamento

Hoje em dia as redes sociais também são excelentes fontes para se fazer campanhas de marketing. Então como medir se a sua estratégia está sendo eficiente?

Nos últimos tempos, redes sociais como o Facebook, tem permitido que o administrador da página veja o engajamento. A ideia de engajamento é bem simples, ela tende a mostrar quantas pessoas visualizaram as publicações, qual a quantidade de curtidas, de comentários e compartilhamentos.

Tudo isso mostra uma interação do público com a sua empresa, e quanto mais engajamento você conseguir promover, melhor é para o seu empreendimento.

 

CAC

Outra métrica fundamental é a CAC que nos indica o custo de aquisição por cliente, através dela é possível saber quanto custa para que você obtenha um cliente. O cálculo é fácil de ser feito e utiliza a fórmula abaixo:

CAC = despesas totais/quantidade de pessoas que compram o produto

Nas despesas totais, coloque todas as despesas, desde campanhas de marketing, custo de fabricação do produto e afins, assim você poderá obter o valor real.

 

Viu como as métricas de marketing digital são fundamentais para um empreendimento bem-sucedido, comece a usá-las hoje mesmo!

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