listas para e mail marketing

Lista para e-mail Marketing – Crie listas bem mais eficientes de contatos

Pouco mais de 65% dos proprietários de pequenas e médias empresas alegam que o e-mail marketing é mais eficiente canal publicitário para o seu negócio. Entenda abaixo como muitas empresas atraem novos assinantes em suas listas para E-mail Marketing e transformando-os rapidamente em clientes.

Comece sempre pedindo uma permissão

Conseguir altas taxas de receptividade, abertura e cliques nas campanhas de e-mail marketing enviadas por sua empresa, por vezes acaba sendo uma tarefa bem próxima de uma ciência.

A complexidade deste processo poderá aumentar ainda mais em situações em que seus contatos não foram preparados para receber o seu conteúdo.

A regra de ouro para se criar sua lista para email marketing é: garanta a autorização ou permissão dos seus contatos para que suas mensagens sejam sempre 100% aceitas.

Criar ofertas promocionais para pessoas que optaram por recebê-las é extremamente mais eficaz do que qualquer forma de publicidade “forçada”. Ex.: cartazes, comerciais, ligações, etc.

Como criar a sua primeira lista para e-mail marketing

E-mail marketing pode ser muito rentável para qualquer negócio, não importa que tipo de produto ou serviço você oferte. Porém o pilar do sucesso de e-mail marketing é a qualidade e o tamanho das suas listas de contatos autorizados.

A ideia é construir uma lista para email marketing com assinantes que confiem em sua empresa ao ponto de considerá-la perita em seu ramo de atuação, desta forma suas taxas de respostas tenderão a subir constantemente.

Desenvolver, e manter uma lista para e-mail marketing qualificada (opt-in) é um desafio mesmo para os comerciantes mais experientes.

Abaixo apresentamos algumas técnicas e dicas para ajudá-lo a crescer a sua lista para e-mail marketing:

1.   Crie formulários de inscrição website

Inserir em seu website campos visíveis para que o usuário possa cadastrar seu nome e email é o básico para começar.

  • Pergunte-se: “Por que alguém colocaria os dados em meu website?”.
  • Resposta: Porque seus conteúdos são relevantes, porque simpatizou com seu modelo de negócios, ou apenas porque ele deseja entender sua estratégia para um futuro contato.

O importante é que você terá enfim o seu lead cadastrado em sua lista para e-mail marketing!

2.   Distribua o seu conteúdo

Após criar seu conteúdo, você deverá divulgar para o mercado e seus contatos que ele existe.

Impulsione sempre usando métodos de compartilhamento, ou seja, distribua a nova URL em pelo menos 03 redes sociais: Ex.: Facebook, LinkedIn e Twitter.

Nossa dica é instalar um plugin de compartilhamento em seu website. A Fresh Media utiliza no seu blog o DigDig. Veja ao final deste blog nossas caixas de compartilhamento e seus respectivos contadores.

3.   Contribua com outros websites

Esta é uma estratégia interessante, e consiste na criação de conteúdos relevantes para outros websites, ou seja, escrever artigos para outros blogs com o objetivo de gerar tráfego para seu website.

Geralmente os textos não deverão apresentar sua oferta de serviço ou produto de forma explícita, e sim estimular os visitantes a clicar nos links espalhados no corpo do seu texto, conduzindo a diferentes locais do website de sua empresa.

É sempre importante no momento da escolha dos parceiros observar 02 pontos: volume de tráfego (visitantes) nos últimos 3 meses e certificar que o seu público alvo realmente lê o blog do seu parceiro.

A ideia aqui é gerar tráfego segmentado para seu conteúdo e assim captar novos contatos em sua lista para e-mail marketing.

4.   Mensagens de confirmação via e-mail marketing

Se sua empresa está iniciando no marketing por e-mail, você deverá sempre lembrar: e-mail baseado em permissão.

Trata-se de um e-mail simples enviado para as pessoas que se inscreveram ou aceitaram receber os conteúdos de uma empresa. Este é um requisito obrigatório para toda campanha de sucesso via e-mail marketing.

Você poderá atuar de 02 formas:

  • Confirmação única (opt-in): Este é o processo mais comum para captar e-mails de pessoas interessadas em receber os comunicados de uma empresa. Seria um campo dentro do website da empresa (ex.: “Assine nossa newsletter” ou “Receba promoções por e-mail”). Visitantes que se interessarem irão inserir seus dados nos campos solicitados armazenando seus e-mails no banco de dados da empresa para futuras promoções.
  • Confirmação dupla (double opt-in): Para conseguir boas respostas e evitar reclamações de spam em campanhas, sempre use o modo de confirmação dupla, que dará uma nova oportunidade do contato confirmar os conteúdos enviados por sua empresa via e-mail. Assim, para que os envios sejam confirmados de fato, é necessário que a pessoa interessada acesse seu e-mail e clique em um link de confirmação, confirmando pela segunda vez o interesse em receber tais comunicações.

ebook palavras negativas em email marketing


Sobre 

Formado em Administração de Empresas e Análise de Sistemas, se especializou em Gestão de Projetos e Desenvolvimento de Soluções Web. Especialista em integração de ferramentas de Marketing Digital para a captação de leads online em empresas B2B, serviços e varejo.

You may also like