Inbound Marketing – A bola da vez para atrair novos clientes em 2016!

Já se perguntou por que algumas empresas estão conseguindo alavancar vendas e manter sua prospecção sempre estável? O segredo está no Inbound Marketing. Descubra aqui esta técnica!

Talvez você deva ter em mente basicamente 2 tipos de interesses:

  1. Confirmar uma informação que já sabia e buscar novos argumentos para reforçar a sua necessidade de contratar uma Agência Digital que possa ajudar sua equipe de vendas.
  1. Realmente você está amargando um período de poucas vendas. Seus serviços são excelentes, mas suas propostas não emplacam e seus leads não enxergam sua proposta de valor ou aquele “brilho” para contratar sua empresa.

A boa notícia é que há uma saída para este problema, e existem empresas especializadas em atuar especificamente neste processo aplicando uma metodologia de baixo custo de investimento.

Bem-vindo ao Inbound Marketing!

Comece otimizando seus canais online

Inbound-Marketing

Para implantar sua estratégia de Inbound Marketing de forma eficiente, é interessante sempre começar observando como está o website de sua empresa, suas redes sociais, blogs e newsletters e implantar uma ferramenta eficiente de automação de marketing digital.

A lógica é iniciar pelo básico com a seguinte estratégia:

  • Novo Website: Sua porta de entrada para novos visitantes e clientes, com funcionalidades para prover informação sobre seus serviços.
  • Redes Sociais: Seu canal de impulsionamento de conteúdo, captação de leads e engajamento de sua marca.
  • Blog: Conteúdos relevantes para nutrição de leads, combustível para mecanismos de busca (SEO) em seu nicho.
  • Ferramentas de Captação: Funcionalidades integradas ao website para capturar e-mails, segmentar contatos e analisar o comportamento dos seus leads.
  • Newsletter: Canal de comunicação direta dos novos conteúdos com suas listas captadas.

Minha empresa está preparada para o Inbound Marketing?

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O Inbound Marketing pode ser aplicado em qualquer segmento de negócios e ainda pode ser implementado em empresas de qualquer tamanho.

Veja abaixo as vantagens para cada tipo de empresa:

1. Pequenos Escritórios – Ganhe mais tração e cresça!

Ao começar uma estratégia online, sempre existe uma dúvida: Será que meu público está mesmo na Internet?

Para negócios que trabalham em meios de divulgação tradicionais, indicação ou boca-a-boca, fazer essa transição pode parecer arriscado, mas também representará uma grande oportunidade de ser pioneiro no seu segmento.

Em 2015 os investimentos das empresas na contratação de serviços de Marketing Digital, reformulação de websites e criação de blogs, aumentou consideravelmente.

Segundo dados do eMarketer (líder em pesquisas digitais), em 2015 o Brasil haverá um crescimento  expressivo em propaganda, tendência que continua pelo menos até 2019. Este ano serão gastos mais de 20 bilhões de dólares em propaganda, sendo 14,7% em anúncios digitais na internet.

Para operações pequenas (até 20 funcionários), é a grande chance de mostrar o valor dos seus serviços, segmentar bem seus leads e prospectar negócios de forma consistente e evolutiva usando as ferramentas atuais de Marketing Digital.

Canais Recomendados:

  • Blogs + SEO;
  • Captação de Leads por Landing Pages;
  • Automação de Marketing via e-mails;
  • Relatórios de acompanhamento.

 2. Empresas Médias – Aumente o ticket médio de suas vendas

Geralmente empresas de médio porte (20 a 100 funcionários) possuem sua área comercial desenvolvida e um modelo de prospecção e, em algumas vezes, se aventuram a disputar mercado com grandes players em seu segmento.

Como estas empresas enfrentam uma competição intensa e uma certa dificuldade em identificar os interlocutores no cliente, conseguir se destacar através da quantidade e qualidade de seu conteúdo online será o diferencial estratégico.

Utilizar as ferramentas de Marketing Digital, não somente farão a empresa se aproximar dos clientes de grande porte, mas demonstrará credibilidade e expertise no serviço/produto oferecidos ao mercado.

O ideal em empresas médias é pensar em ter ao lado uma Agência Digital especializada neste processo e que atue em todas as fases do processo de prospecção online e nas ações de Marketing Digital.

Canais Recomendados:

  • Otimização de Websites;
  • Blogs e Gestão de Conteúdo;
  • SEO + Adwords;
  • Landing Pages;
  • E-mail Marketing e Newsletter;
  • Automação de Marketing Digital.

3. Empresas Grandes – Reduza o seu custo de aquisição.

Empresas de grande porte normalmente possuem um processo de prospecção e venda já implantado e funcionando há alguns anos.

Promover uma mudança nestes processos comerciais envolve uma série de etapas, profissionais e, em alguns casos, pode gerar algum impacto interno.

No entanto, permanecer com um processo estático e sem pensar em melhorias constantes pode, a médio ou longo prazo, afetar a performance comercial e o crescimento e afetar as metas de captação em seu mercado.

A grande pergunta aqui é:

Como a equipe comercial pode ser mais produtiva usando a Segmentação de Leads e uma Qualificação mais inteligente?

Uma situação que frequentemente ocorre é que boa parte dos leads gerados são abordados diretamente pela equipe de vendas, mesmo sem antes haver qualquer qualificação prévia do seu potencial de compra, enfraquecendo os indicadores da equipe comercial e gerando falsos pipelines.

Canais Recomendados:

  • Otimização de Websites;
  • Blogs e Gestão de Conteúdo;
  • SEO + Adwords;
  • Landing Pages;
  • E-mail Marketing e Newsletter;
  • Automação de Marketing Digital;
  • Suporte Agência Digital.

Inbound Marketing é um gerador de receitas não de custos.

Inbound Marketing - agência fresh media

Um dos grandes desafios das equipes de marketing sempre foi a gestão dos recursos dos projetos e mensurar corretamente o retorno dos investimentos que a área comercial demanda.

Participação em eventos, compra de mídia, assessoria de imprensa, material de apresentação, vídeos institucionais e outros são ferramentas essenciais para sua equipe comercial. Porém são caras e difíceis de medir o retorno do investimento feito.

Implantar uma estratégia de Inbound Marketing permitirá medir os resultados das campanhas com precisão e apresentar em sua empresa, informações corretas de ROI (Retorno Sobre o Investimento).

O Inbound Marketing para o segmento de serviços (B2B), permite atualmente retornar índices de ROI variando de 20 até 50. Isto significa que para cada real investido em estratégias digitais, processos e ferramentas, o Marketing Digital poderá retornar ao seu negócio de 20 e 50 reais.

Prontos para começar a implantação de sua estratégia digital?

 

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Sobre 

Formado em Administração de Empresas e Análise de Sistemas, se especializou em Gestão de Projetos e Desenvolvimento de Soluções Web. Especialista em integração de ferramentas de Marketing Digital para a captação de leads online em empresas B2B, serviços e varejo.