Importância do Marketing de Conteúdo para sua empresa.

A importância do marketing de conteúdo

Muito tem se falado sobre a importância do Marketing de Conteúdo para empresas e seguramente existe na internet uma tonelada de conteúdo explicando e apresentando bons argumentos sobre a sua aplicação nos negócios.

Mas realmente um grande número de empresas não está totalmente certa de como criar a sua estratégia de Marketing de Conteúdo em seu negócio e ainda: como este processo irá, de fato, encaixar no contexto estratégico de marketing e vendas da empresa.

 

Qual a real importância do Marketing de Conteúdo?

importância do marketing de conteúdo o centro das atenções

Basicamente o Marketing de Conteúdo é um processo gradativo de criação de valor e relevância, que impulsiona conteúdos relevantes através de diferentes canais online, com o objetivo de atrair, captar e envolver o público alvo de uma empresa e transformá-los em compradores.

Esta é apenas uma das muitas definições possíveis sobre Marketing de Conteúdo, mas é a que acredito definir e exemplificar alguns aspectos que o marketing de conteúdo pode fazer para o seu negócio.

 

Sua empresa precisa de Marketing de Conteúdo. Isto é um fato!

importância do marketing de conteúdo, você deve conhecer

Existe uma quantidade enorme de informações na Internet que são de interesse de seus clientes. Diariamente seus clientes vasculham milhares e centenas de mensagens, fazem suas próprias pesquisas online, recebem mensagens impulsionadas por centenas de empresas, e-mails não param de entrar em sua caixa de correio.

É extremamente difícil para sua empresa ser ouvida diante de tanto “ruído”, ainda mais quando seu cliente vive navegando por diferentes dispositivos, levando informações em seu bolso e podendo acessá-la a qualquer momento 24 horas e 7 dias por semana.

 

Estamos vivendo em um mundo multicanal, portanto seus clientes, além de visualizarem conteúdos por vários dispositivos, também estão em diferentes canais como: mídia social, canais de vídeos, buscadores e até em seu website.

A importância do Marketing de Conteúdo estar em todos os canais

importância do marketing de conteúdo para sua empresa

Temos hoje um mundo complexo onde vivemos a era da escassez de atenção. Isto significa que a atenção dos seus clientes é realmente dividida, e, portanto, a atenção que seu público alvo realmente terá para sua empresa e sua mensagem é altamente escassa.

O Marketing de Conteúdo está aqui para ajudar sua empresa a romper este paradigma e este ruído, porque sua empresa fornecerá liderança de pensamento, diferenciando sua marca de todas as outras que tentam se posicionar em seu nicho.

Ao criar conteúdo valioso, relevante e educacional, você poderá permanecer à frente de seus clientes em diferentes canais e dispositivos, tornando-se a sua fonte confiável de toda gama de informações que eles têm sempre buscado.

 

7 Boas Práticas do Marketing de Conteúdo

importância do marketing de conteúdo em sua empresa

Assim como você busca planejar a estratégia de Marketing de Conteúdo para o seu negócio, certifique-se de que estes 7 elementos estejam sempre presentes:

 

1.   Deve estar sempre vinculado às pessoas

Isto significa que você deve estar disponível e relevante onde o seu público vive, sempre aplicando o conceito de multicanal e multidispositivo.

 

2.   O Marketing de Conteúdo deve ser baseado em interações com seus compradores

Entenda que é assim que sua empresa deve se posicionar e crie conteúdo relevante sempre para o que seus compradores procuram.

 

3.   O Marketing de Conteúdo deve contar sempre uma história contínua

O conteúdo disponibilizado não deve somente se referir à sua história de negócios, mas também à história de seus clientes. Realmente tem que ser uma história, tem que ser uma narrativa que interessante e envolvente.

 

4.   Certifique-se que o conteúdo está ajustado para todos os seus canais

A regra é sempre: criar diferentes tipos de conteúdo para diferentes canais. Um tipo de conteúdo ótimo para o seu canal de mídia social pode não ser interessante para e-mail marketing ou campanha paga.

 

5.   O marketing de conteúdo deve ter um propósito claro. 

Todo o conteúdo disponibilizado deve ter sempre um objetivo, e deve ser desenvolvido com um propósito em mente. Por exemplo: você está criando conteúdo para liderança de pensamento, consciência de marca ou geração de leads? Certifique-se de sempre ter um propósito.

 

6.   Tenha sempre métricas pré-definidas

Sua estratégia de conteúdo deve ter sempre metas pré-definidas. Por exemplo: aumentar a quantidade de leads, gerar novas vendas ou apenas obter novos seguidores em suas redes sociais. Qualquer que seja a sua métrica, certifique-se de defini-las antes de realmente desenvolver seu conteúdo.

7.   Pense em conteúdo perene e não sazonal

Tenha sempre em mente qual o tamanho do ciclo de vida do seu conteúdo quando criá-lo. O conteúdo deve durar semanas, meses ou anos?

 

Algumas estatísticas interessantes

importância-do-marketing-de-conteúdo-2

71% dos consumidores confiam nas soluções que fornecem informações úteis sem tentar vender alguma coisa.

Seu conteúdo deve ser educativo e sua equipe, autor ou empresa devem ser vistos como líderes de pensamento em seu nicho de mercado, de forma a construir mais confiança e manter relacionamentos com seus leitores ao longo do tempo.

62% dos consumidores confiam nas empresas que fornecem conteúdos com as práticas superiores para obter-se o melhor resultado com as ferramentas compradas.

Imagine as vantagens em ensinar os seus futuros clientes em como devem comprar ou utilizar seus produtos e serviços, e ainda, como seus produtos podem servi-los melhor. Apresentando sempre suas melhores práticas de uso, você gerará muito mais valor ao longo do ciclo de vida e construção do relacionamento com seus clientes.

 

Por fim, lembramos que nada acontece por acaso ou como em um passe de mágica. O Marketing de Conteúdo, apesar de lógico e simples de entender, exige a atuação de uma boa equipe, que conheça seu business e atue com as ferramentas certas para aplicar cada um dos 7 itens citados acima.

 

Leia também: Blog e SEO – Aumente a visibilidade do seu website e de seu negócio

 

Siga-nos no Facebook e LinkedIn

Sobre 

Formado em Administração de Empresas e Análise de Sistemas, se especializou em Gestão de Projetos e Desenvolvimento de Soluções Web. Especialista em integração de ferramentas de Marketing Digital para a captação de leads online em empresas B2B, serviços e varejo.

You may also like