Saiba a A importância das categorias e tags do seu blog

A importância das Categorias e Tags do seu Blog

Muitos profissionais ainda não entendem a importância de se associar o conteúdo de um blog a tags e categorias, reduzindo a relevância online daquele artigo por não se criar esta estrutura.


Essa estrutura é formada pelas categorias e tags de suas publicações e faz com que seu blog se torne mais relevante, aumentando a visibilidade da página nos mecanismos de busca e fazendo com que sua página seja encontrada com mais facilidade por ferramentas de buscas.

Se você já ouviu falar neste assunto, e ainda ficou com dúvidas quanto a melhor forma de posicionar seu conteúdo nos mecanismos de busca.

Neste sentido, as categorias e tags além de ajudar na organização dos seus conteúdos, mantém suas publicações muito mais atraentes, para seus leitores.

O que são categorias de blog?

Saiba A importância das categorias e tags do seu blog

As categorias organizam seus assuntos ou posts em seguimentos (pastas). Os assuntos semelhantes, com mesmos temas, títulos, conteúdos, definições estejam em um mesmo lugar para serem encontrados facilmente.

Assim o leitor poderá encontrar um assunto de interesse em uma só categoria, sem ter que fazer uma grande busca em seu site.

Pense em um exemplo simples, uma prateleira de supermercado onde todos os produtos de perfumaria se encontram agrupados para que você os encontre rapidamente sem ter que percorrer o espaço todo, essa seria a categoria do seu blog.

A melhor maneira de organizar seu conteúdo é não repeti-lo em mais de uma categoria, não que seja errado, mas não é recomendado para um SEO bem estruturado e planejado.

Um conteúdo associado em mais de uma categoria interfere na organização do seu site e para esse problema você poderá usar as TAGS (que falaremos mais a frente).

Para a categoria, sugerimos o uso de apenas 2 níveis e complementar sua ramificação com as tags.

Ao iniciar uma postagem, o correto seria fazer uma revisão das categorias e tags já criadas, para maior eficiência no seu SEO.

O que são tags de blog?

As tags foram criadas para ajudar e complementar na organização das categorias do seu conteúdo e funcionam como subcategorias (ou subpastas).

Em definição mais simples seria a classificação dos detalhes. Voltando à nossa prateleira de perfumaria, seria a prateleira somente de desodorantes, de desodorantes femininos e assim sucessivamente.

A importância das Categorias e Tags do seu Blog e o SEO

Agora que sua organização e estrutura básica está criada você terá mais chances de estar melhor posicionado pelas ferramentas de busca.

Mas veja só, se você só criou a estrutura básica, terá ainda de combinar uma boa estratégia de SEO para alavancar seu posts, assim como as demais páginas institucionais do seu website. Um exemplo disso é: usar um título interessante, criar uma descrição vendedora e links internos que permitam a indexação tão boa quanto de categorias e tags.

As categorias tem sempre como base os assuntos relacionados como a teoria da taxonomia e são muito eficazes nas buscas dos visitantes de suas páginas.

Implantando e estruturando o conceito de categoria e tags em seu blog, seus os resultados de SEO serão muito mais efetivos e suas publicações muito mais relevantes!

Gostou deste artigo? Leia também em nosso blog:

A importância do domínio sobre a língua portuguesa ao escrever um blog

Blog Corporativo B2B – O que esperar desta ferramenta?

 

Sobre 

Formada em Administração e Finanças, encontrei minha identidade no Marketing Digital e atualmente é responsável pela Gestão de Conteúdo e Redes Sociais na Agência Fresh Media.

You may also like