Etapas do funil de vendas

Quando pensamos em elaborar estratégias de marketing de conteúdo é fundamental ter conhecimento das etapas do funil de vendas, pois para cada uma das etapas, têm-se uma forma de atrair e se comunicar com o público.

Além disso, ter conhecimento de cada etapa vai lhe ajudar no momento de desenvolver o melhor texto para o seu cliente – seja conscientizando ele, mostrando soluções para o problema que ele possui e afins.

Confira um pouco mais sobre o funil de vendas e quais conteúdos produzir para uma das etapas!

 

O que é o funil de vendas?

O primeiro passo para entender as etapas do funil de vendas, é entender o funcionamento do próprio funil, como ele se estrutura e o que ele é.

O nome “funil”, faz uma analogia ao instrumento utilizado na cozinha para realizar a transferência de líquidos de um recipiente a outro. De certa forma, ele vai “selecionar” o líquido.

O funil de vendas parte da mesma ideia, ele acaba selecionando os clientes conforme suas necessidades. Podemos pensar no cliente como o líquido. Em cima, no topo, encontram-se muitos clientes e conforme as etapas vão passando, os clientes são “filtrados”.

 

Quais as etapas do funil de vendas?

 

 

De modo geral o funil acaba sendo dividido em três etapas: topo, meio e fundo. Cada uma tem um intuito diferente para com o público.

 

Topo do funil

Essa etapa é usada para atrair o público, mostrando conteúdos cativantes e pouco aprofundados sobre o tema. Nesta etapa o seu cliente ainda não sabe que tem um problema, portanto a sua tarefa é mostrar isso a ele.

Pode-se usar artigos de blogs, e-books e infográficos, para mostrar as informações de uma forma simples e prática. Essa etapa é onde você começa a gerar leads, que vão ser alimentados conforme o percorrer das demais etapas do funil.

 

Meio do funil

Este é o momento ideal para aprofundar um pouco os assuntos que são abordados nos conteúdos produzidos por você, isso porque é nesse momento que deve mostrar ao seu cliente que os seus serviços são bons e que você tem conhecimento do assunto.

É importante dizer que não necessariamente você deve usar uma linguagem vendedora ou de persuasão, o ideal é mostrar os diferenciais que o seu produto ou serviço apresenta em relação aos demais disponíveis no mercado.

No meio do funil você acaba convertendo o seu visitante em um lead.

 

Fundo do funil

Esse é o momento onde você deve levar o seu cliente a adquirir aquilo que você oferece a ele. Neste ponto você pode adotar uma abordagem mais direta, já que se ele chegou até aqui, ele já conhece um pouco sobre sua empresa e tem interesse em seus serviços.

Aqui o formato do material é mais voltado para o seu produto, por isso utilize cases de sucesso, reviews do seu produto, depoimentos dos seus clientes.

Tudo isso ajudará o seu cliente a tomar a decisão de compra. Nesta etapa você também pode se utilizar de algumas métricas para conferir se a sua abordagem está surtindo o efeito desejado.

 

Conhecer as etapas do funil de vendas é algo essencial para uma abordagem mais prática com o seu cliente, permitindo a distribuição de conteúdos realmente relevantes.

Quer saber mais técnicas e aplicá-las em sua empresa? Fale com a Fresh Media!

etapas do funil de vendas

 

You may also like