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Estratégia de conteúdo: por que a sua empresa precisa?


Dizer que seu site precisa de um bom conteúdo para ter a intenção de busca de seu público alvo é a premissa básica quando falamos de estratégia de conteúdo online. Indo um pouco além, é necessário que esse conteúdo não seja apenas relevante para seus visitantes, mas específico para as pessoas que comprarão o seu produto.

Ainda mais além: o conteúdo necessita ser relevante também para mecanismos de buscas na web, como o Google.

Quando destrinchamos todo esse processo, percebemos que ele é muito maior do que simplesmente desenvolver textos informativos bacanas e publicá-los em seu blog. O conteúdo de um site passa também pelo seu layout, imagens, vídeos, landing pages, etc. Há alguns anos, era comum deixar todo esse trabalho na mão de um único profissional – o mercado e o público ainda não exigiam tanto quanto hoje. Atualmente, entendemos ser impossível gerenciar sozinho os processos de pesquisa até a manutenção do conteúdo.

Para sair do amadorismo e implementar uma boa gestão de conteúdo em seu site, siga algumas de nossas dicas!

Saiba exatamente o objetivo do seu conteúdo

O que você pretende alcançar com o seu site? Leads de qualidade? Vendas? Ser um canal de informação expressivo? Montar uma base de e-mails? Levar seu público às suas redes sociais?

Cada uma dessas finalidades requer uma comunicação e uma estratégia de conteúdo diferente – você não pode falar como um vendedor se quer apenas informar, ou então informar pessoas para as quais você deseja converter vendas dentro do seu site. É preciso falar com o visitante novo e com o cliente fiel ao mesmo tempo. Preste atenção aos processos para ambos os tipos de usuários:

  1. Novos visitantes:

Leads > Interesse > Venda

  1. Clientes:

Satisfação > Fidelidade > Revenda

Saber qual é sua intenção requer conhecimento sobre seu próprio negócio, sobre o mercado, suas possibilidades e outros.

Com quem eu quero falar?

Após saber o exatamente o que você pretende com o seu website, chegou a hora de definir como falar com o público que representa esse objetivo. Desenrole seu briefing a partir de algumas etapas:

  • Faça pesquisas de mercado. Muitas;
  • Analise seus concorrentes diretos;
  • Pense na maioria;
  • Faça testes;
  • Descubra quem tem o poder de compra (você pode vender produtos infantis, por exemplo, mas quem tem o poder dessa compra são os pais da criança – logo, sua estratégia deve se direcionar a eles);
  • Saiba onde esse público está. Invista nas redes sociais certas;
  • Saiba onde seu público está geograficamente;
  • Nunca ignore um feedback;
  • Defina a estratégia.

Escute seu cliente e descubra sua necessidade

Uma boa dica para complementar sua estratégia de conteúdo é estar por dentro do que é falado no SAC da sua empresa: ouça as reclamações e saiba quais são as necessidades de quem tem algo a dizer. Saber o que os clientes gostam ou desgostam é fundamental.

Há algum tempo era muito comum colocar um profissional “júnior” para cuidar do conteúdo do seu site. Atualmente, isso é um tiro no próprio pé. O profissional de conteúdo deve saber exatamente o que está fazendo, afinal, ele não está cuidando apenas do seu site, mas da imagem que o seu negócio está passando aos seus futuros clientes. Qualquer deslize pode ser fatal.

Se um profissional está sobrecarregado, contrate outros. Essa área vale seu investimento. Elabore uma equipe, estipule um líder, deixe que o setor de conteúdo cresça no mesmo ritmo que sua empresa. Veja aqui alguns pré-requisitos interessantes para este profissional.

Organize-se!

Uma boa equipe e uma boa especialização vale muito pouco se o trabalho não for organizado. Outro ponto importante: é impossível avaliar seus resultados sem organização.

Tenha um calendário de publicação eficaz, lembretes, responda interações sociais o mais breve possível, esteja sempre ligado às novidades mercadológicas, não perca oportunidades (nem o timing!) de se engajar.

Crie seu planejamento: em que dias da semana seu blog terá publicações? Sempre às terças e quintas? Estipule essa data e não mude. Não confunda seus leitores – muitos deles podem estar esperando suas informações exatamente nesses dias.

Estar sempre adiantado permitirá que você não se enrole na organização e nem deixe nada para trás. Tenha posts prontos para a semana que vem: caso saia algo novo, substitua; caso alguém tenha algum problema, nada é perdido.

Utilize ferramentas de agendamento em redes sociais, confiar na memória pode ser um problema.

Avalie os resultados de suas campanhas

Tudo pronto! Seus posts estão no ar, você tem uma estratégia de comunicação sólida, uma equipe formada, um bom marketing de conteúdo e conversa com seus clientes. E agora?

Avalie o impacto do seu conteúdo constantemente. Use ferramentas para monitorar o que se fala sobre você nas redes sociais (exemplo: Scup). Leia os comentários deixados em seu blog, em sua página no Facebook e outros.

O processo de gestão de conteúdo é cíclico e existirá enquanto seu website estiver no ar. É importante nunca deixar essa gestão de lado.

Bom conteúdo a todos!

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