Atualmente muitas empresas se esforçam para desenvolver uma estratégia de Marketing de Conteúdo eficiente e que sustente suas ações a médio e longo prazo. Criar uma equipe de marketing de conteúdo pode ser uma excelente estratégia.
É comum identificar gestores e líderes de equipes se esforçando para desenvolver textos relevantes para os blogs de suas empresas, com o objetivo claro de conseguir chamar a atenção de um público mais segmentado para seus negócios através da Internet.
O processo de criação de conteúdos é um trabalho que não deve ser delegado a profissionais em início de carreira, pois envolve metodologias e perfis multidisciplinares. Lembre-se:
Sua equipe irá sempre determinar o sucesso ou não de sua estratégia de Marketing de Conteúdo.
Marketing de Conteúdo não funciona sem planejamento, compromisso e métricas
Desenvolver conteúdos parece muito simples, quando tratamos de temas mais superficiais ao seu negócio, ou textos que foram gerados através de pesquisas agregadas pela internet – o chamado “conteúdo de topo de funil”.
Porém quando se pretende desenvolver temas específicos e altamente relevantes, existe a necessidade do apoio de uma equipe mais especializada, seja ela contratada ou terceirizada com uma Agência de Marketing Digital.
Uma Equipe de Marketing de Conteúdo fará tudo de acordo com o seu negócio, e definir alguns papéis é muito importante para se criar uma equipe mais estruturada e colaborativa de marketing de conteúdo.
04 Funções Importantes em uma equipe de Marketing de Conteúdo
O Redator
É fundamental possuir em sua equipe excelentes redatores que escrevam com uma linguagem mais direcionada para internet, além, é claro, de conhecerem bem quem são os seus leitores.
É importante que o redator conheça claramente o conceito da persona de sua empresa, pois a atração deste público leitor pode gerar leads e até futuros clientes.
Essencialmente, estes profissionais devem ser pessoas com capacidade de escrita de conteúdos altamente relevantes e que consigam provocar em seus leitores sempre a melhor “primeira impressão” de sua empresa ou produto.
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O Semeador
Representa o motor que impulsionará suas ideias e definirá quão longe seu conteúdo irá chegar. São profissionais capazes de entrar em nichos influentes e relevantes principalmente através de redes sociais, ampliando assim o alcance de seu conteúdo através de relacionamentos.
É fundamental que este profissional conheça muito bem estratégias voltadas para geração de tráfego através de redes sociais, criação de campanhas e técnicas avançadas para o crescimento de listas.
Existe também a possibilidade da identificação de personalidades relevantes e significativas dentro do seu nicho de negócio. A ideia é gerar um bom envolvimento desta personalidade com sua marca ou empresa, seja através de network ou mesmo através de acordos comerciais.
O Editor
Este profissional deve estar muito envolvido com o planejamento de seu conteúdo, e dentre suas funções destacamos:
- Decidir quais os temas e tipos de conteúdo são os mais adequados;
- Localizar conjuntos de palavras-chave potenciais;
- Edição de conteúdos para obter maior exatidão na mensagem;
- Identificar oportunidades para aplicação um branding sutil;
- Supervisão dos processos e do calendário editorial.
O Analista de Dados
Estes profissionais são pessoas com habilidade para olhar e avaliar seus relatórios (como o analytics), e trabalham para apresentar uma análise destes números de forma que façam sentido para sua equipe alcançar seus resultados através de algumas métricas desenhadas por ele.
O Analista de Dados avalia e define um conjunto de métricas que ajudarão sua equipe a encontrar os novos temas, tornar conteúdos mais relevantes e populares com seu público-alvo, temas que geram mais downloads, inscrições e quais os textos possuem os melhores rankings em suas redes sociais.
Qual deve ser então o time ideal para minha empresa?
Estratégias direcionadas para o Marketing Digital, atividades de Marketing de Conteúdos e processos de Inbound Marketing são metodologias que vêm sendo amadurecidas pouco a pouco no Brasil, e tanto os profissionais como as empresas estão buscando adaptar suas equipes a estas novas profissões.
A ideia acima foi apresentar alguns perfis que podem atuar em sua estratégia de conteúdo, e sua equipe de marketing de conteúdo poderá variar conforme o tamanho de sua empresa, ou o tamanho do seu investimento.
Para empresas grandes, que buscam melhorar sua performance comercial e reduzir o Custo de Aquisição de Clientes, vale a pena investir em um time com a seguinte configuração:
- Gestor de Conteúdo;
- Redator PL;
- Semeador PL;
- Analista de Dados PL;
- Designer PL.
Para empresas pequenas, que buscam em seus objetivos, tornar sua marca mais relevante, atrair tráfego segmentado para seus websites, e com isso, captar mais leads, nossa recomendação é montar uma equipe de marketing de conteúdo mais reduzida, porém com um bom “poder de fogo”:
- Redator SR;
- Analista de Dados JR;
- Designer JR.
Administrar pessoas e equipes multidisciplinares pode ser um grande desafio para qualquer empresa, principalmente quando envolvemos tecnologia e marketing, o que pode tornar este desafio ainda maior.
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