E-mail Marketing – Uma ferramenta eficiente para a sua empresa!

Sua empresa não tem um retorno positivo nos disparos de e-mail marketing? Você já parou para analisar os motivos pelos quais isso vem acontecendo? Confira nossas dicas e melhore o desempenho e retorno das suas campanhas de e-mail marketing!

Como o e-mail marketing pode ajudar minha empresa?

O e-mail marketing ainda é uma das ferramentas de comunicação mais eficientes do Marketing Digital da sua empresa, independente do seu segmento de negócios. Porém, para que ele seja bem aceito por base de contatos, é preciso um e-mail marketing eficiente e bem elaborado.

Um dos pontos mais fortes do e-mail marketing é poder usá-lo como ferramenta de geração de leads, principalmente se for utilizarmos algumas tecnologias e um design responsivo, onde o e-mail marketing se adapta 100% ao tamanho de tela que é aberto – e isso vale para dispositivos móveis em geral, como tablets ou celulares.

A aceitação do e-mail marketing responsivo é muito maior e você consegue alcançar seu público-alvo onde quer que ele esteja. Este é apenas um dos fatores que aumentam sua taxa de retorno.

Lembre-se: seu e-mail marketing será apenas mais um na caixa de entrada do seu cliente, isso se ele não for direto para o SPAM. A concorrência é grande e seu e-mail precisa ser mias relevante dos demais para se tornar convidativo e reter a atenção do seu cliente.

Separamos algumas dicas para a elaboração de um e-mail marketing realmente eficiente, confira!

8 Dicas para um e-mail marketing com alto retorno

1. Não compre lista de e-mails

Esse é um erro que todos já conhecem, mas mesmo assim há muita gente que compra listas de contatos para disparar e-mail marketing.

Além de não se ter certeza de que a lista é de qualidade, isso pode acabar com a reputação do seu e-mail marketing, tornando todo trabalho inválido, sem retorno e, automaticamente, sua campanha será identificada como SPAM.

2. Frequência

A alta frequência de disparos de e-mail marketing é um dos maiores motivos de descadastramento de e-mails. Uma boa frequência de disparos é de 15 em 15 dias ou, no máximo a cada semana.

3. Seja objetivo

Como já diz o velho ditado, “menos é sempre mais”. E com o e-mail marketing não é diferente: quanto mais claro e objetivo você for, melhor. Evite e-mails longos e cansativos.

4. Conteúdo e design responsivo

Hoje as pessoas abrem seu e-mail onde estiverem. Principalmente nos dispositivos móveis e, por esse motivo, criar um e-mail marketing responsivo irá ajudar muito a taxa de conversão.

Lembrando que seu website também precisará ser responsivo. Imagine a frustração de seu cliente potencial ao abrir seu e-mail marketing num dispositivo móvel e ser direcionado para um website que não é responsivo. As chances dele não dar continuidade ao processo de navegação são grandes. Isso o levará a um acesso e experiência de navegação negativa, aumentando as taxas de rejeição do seu website.

Saiba aqui se o seu site e e-mail estão responsivos.

5. Call to Action

O Call to Action é o botão ou chamada usado para direcionar o usuário a uma página de destino. Seja um link de um produto, conteúdo, palestra, e-book e etc.

Esse botão deve estar bem visível aos olhos do usuário, não coloque ele apenas no final do e-mail. Se seu cliente não ler seu e-mail até o final, você perde aí uma oportunidade de convertê-lo.

6. Descadastramento

Quando falamos de e-mail marketing, vale lembrar sempre que dos males o menor. Antes que o seu e-mail seja taxado como SPAM, dê para o seu cliente a opção de descadastramento.

Ser marcado como SPAM irá derrubar a reputação do seu domínio, diferente do descadastramento, que irá somente excluir o contato de sua lista, inclusive deixando sua lista de recebedores ainda mais qualificada.

7. Imagens

A imagens deixam o e-mail bem mais agradável, mas elas precisam ser o mais leve possível, caso contrário ela também poderá ser motivo para o seu e-mail ser considerado SPAM.

O ideal é equilibrar bem o conteúdo sempre com imagens e textos.

8. Conteúdo – Palavras que se tornam SPAM

O conteúdo é a parte principal do seu e-mail marketing, mas isso se ele for realmente relevante para o seu público-alvo. Alguns fatores podem impedir que o seu e-mail chegue até o seu destinatário, e um deles são palavras-chaves consideradas consideradas em conteúdo SPAM.

Para não correr esse risco, faça download agora de nosso e-book contendo uma lista completa de palavras que devem ser evitadas em seus e-mails,

Palavras consideradas spam

 

 

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Sobre 

Amanda é formada em Marketing e pós graduada em Mídias Sociais, atualmente atua com planejamento de Marketing Digital e Análise de Conteúdo na Agência Fresh Media.