Fresh Media | O domínio sobre a língua portuguesa

A importância do domínio sobre a língua portuguesa ao escrever um blog

Nós sempre comentamos aqui a importância de se ter um bom blog para gerar tráfego e leads. Mas será que um blog pode ser escrito de qualquer forma sem que se haja domínio sobre a língua portuguesa? Entenda melhor.

A maioria das pessoas tem facilidade em falar sobre o que faz e como faz, por isso muitas empresas deixam de contratar agências de marketing digital para fazer isso por conta própria em um blog. No entanto, muitas das vezes a pessoa que fica responsável por escrever sobre determinados temas escreve muito bem o assunto, mas não tem domínio sobre a língua portuguesa e acaba por cometer alguns erros que os leitores podem perceber e acabar duvidando da qualidade da empresa.

Apesar disso ainda há profissionais com formação superior capazes de escrever corretamente, mas infelizmente esse tipo de erro acontece, seja por falta de domínio ou por desatenção, falta de revisão e por pressa ao escrever.

 

Redatores e agências

As agências de marketing digital possuem redatores especializados e com formação em áreas que os tornem aptos a escrever de maneira correta. Profissionais com ensino superior em Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Letras, por exemplo, geralmente são os mais escolhidos para trabalharem como redatores em agências, por possuírem em seus cursos matérias totalmente voltadas à redação.

Nos dias de hoje é muito comum que as pessoas escrevam da forma que falam (coloquialismo) ou “comam” letras em palavras, principalmente em verbos no infinitivo (terminados em R: fazer, escrever, comer) que muitos acabam por falar sem o R, falta acentuação em casos de verbos irregulares no plural, o regionalismo também interfere e isso não se adequa à norma escrita, que exige uma maneira mais culta.

Outro ponto importante de se ter um curso de redação é que, além de escrever com excelência, o profissional se capacita para escrever textos próprios para Inbound Marketing, saber definir sua persona (público alvo) e realizar revisões no geral, seja no site ou nos blogs já escritos ou fornecidos pelos clientes.

 

Leia também: Criar Personas pode reduzir o churn em sua empresa

 

O blog, o português e a relevância

domínio-sobre-a-língua-portuguesa-3

Um website com textos bem escritos, com certeza terá retorno, pois passará uma imagem positiva para seus leitores, o público alvo será atingido e captará leads para converter em clientes. As pessoas também terão maior interesse no que é escrito no blog e voltarão ao site para ler mais do que for postado.

Além disso a clareza no texto se faz necessária. Todos sabemos que o texto online deve ser completo, claro e conciso, pois um texto muito longo e “enrolado” cansa o leitor, leva-o a sair do site e diminui o tempo de permanência nas páginas. Portanto deve-se dar informações coerentes e objetivas.

Os clientes e leitores estão cada vez mais exigentes e isso envolve desejar que, seja quem for fornecer textos para seu blog, faça isso de maneira eficiente e que mantenha sua reputação e imagem para com o público em dia.

 

Veja: Blog e SEO – Um modelo eficiente para aumentar a visibilidade do seu negócio

 

E alguém tem culpa por isso?

domínio-sobre-a-língua-portuguesa-4

Na verdade, não há um culpado específico pela falta de domínio sobre a língua portuguesa no país. Muitos tiveram um aprendizado falho no ensino fundamental e médio, a maioria também não tem o costume de leitura por isso não ter sido muito incentivado na idade em que as pessoas pegam gosto pela leitura.

Se a pessoa não lê bem, consequentemente não escreverá bem e vice-versa.

Não se sinta ofendido com o texto. Muito pelo contrário, pegue-o como um incentivo à leitura para que você possa escrever seus próprios blogs com mais confiança na língua escrita. No entanto isso não retira a importância de uma agência de marketing digital na criação de blogs para o seu website, até porque elas devem ter em sua equipe pessoas que escrevem há tempos e que tenham experiência e especialidade na área.

 

Portanto, é de extrema importância contar com os serviços de alguém com domínio sobre a língua portuguesa ao escrever um blog, são esses textos que levarão as pessoas a se interessarem por seus produtos e serviços.

 

Confira mais dicas em nosso blog e não deixe de nos acompanhar no Facebook!

Sobre 

Analista de Conteúdo da Agência Fresh Media e estudante de Jornalismo. Apaixonada por palavras e leitura, atua para encontrar a melhor forma de atrair a atenção de seus leitores. Críticas e dicas são sempre bem vindas!

You may also like