Uma boa estratégia de Calendário de Conteúdo

Construa seu Calendário de Conteúdo em 3 etapas simples

Publicar conteúdos novos e relevantes é a melhor estratégia para empresas que buscam captar leads e gerar negócios através da Internet. Construir um Calendário de Conteúdo eficiente, é a chave para que este processo evolua e alcance o sucesso em qualquer tipo de negócio.

Como devo construir o meu Calendário de Conteúdo?

um calendário de conteúdo eficiente

Um bom Calendário de Conteúdo, inicia pelo planejamento e organização de uma agenda de publicações e temas, que deve ser sempre pautada em uma estratégia global de criação de conteúdo.

Através da frequência de publicações, você irá conseguir se relacionar diretamente com seus leads e clientes, melhorando o posicionamento da sua empresa nas principais páginas de buscas na Internet e levando os visitantes diretamente para os conteúdos do seu website.

Nossa recomendação é trabalhar na redação dos novos conteúdos sempre observando a jornada de compra de seus clientes, mapeando todo o ciclo de venda de sua empresa e apresentando conteúdos variados para cada uma das etapa da jornada dos seus leads.

3 dicas para um eficiente calendário de conteúdo.

Passo 1: Observando o seu ciclo de vendas em sua empresa

O primeiro passo para criar um eficiente calendário de conteúdo é compreender corretamente as etapas do ciclo de vendas da sua empresa. Digamos que sua empresa fornece serviços terceirizados de limpeza em escritórios.

Faça a seguinte pergunta a si mesmo: “Como minha empresa é encontrada e como um lead se torna meu cliente?”

Será que a sua empresa é encontrada através de anúncios nas páginas de pesquisa (PPC), ou através de publicidade televisiva? Boca-a-boca ou indicação de clientes?

A dica é:

Converse diretamente com o seu time de vendas e entenda como é um típico ciclo de leads em direção a conversão de uma nova venda.

Faça uma reunião com sua equipe comercial e com demais envolvidos e planeje um conjuntos de conteúdos direcionado para esta estratégia de vendas. Vale a pena identificar a demografia dos clientes dentro de uma linha de tempo.

Por este motivo, é fundamental não esquecer de efetuar um bom mapeamento de personas. Através dela é possível identificar corretamente o perfil do cliente e as suas necessidades.

Dedique também um tempo para aprender sobre como as diferentes áreas de sua empresa se relacionam com os clientes. Uma vez que você colheu os dados sobre estes grupos de clientes, você está pronto para iniciar o planejamento do seu conteúdo e traçar metas mais assertivas.

 Passo 2: Brainstorm para alinhamento das categorias

calendário de conteúdo

Depois de identificada e mapeadas todas as etapas de seu ciclo de vendas, o próximo passo é executar um brainstorming de temas e identificar corretamente todas as categorias de seus conteúdos.

No exemplo que criamos, da empresa de limpeza de escritórios, imagine as preocupações e necessidades dos gestores (seus clientes), em selecionar e contratar uma boa empresa fornecedora de serviços de limpeza para o seu segmento.

Ou seja, seu foco de trabalho será então em responder estas questões.

Por exemplo:

 

  1. Seu cliente pode estar preocupado com os equipamentos usados por sua empresa e se sua equipe é capaz de atuar sem causar danos em seu escritório.
  2. Podem estar preocupados com questões ligadas a segurança dos profissionais que atuarão na limpeza.

 

Pronto! Você está começando a ter boas ideias para desenvolver o seu calendário de conteúdo focando em temas que abordam exatamente as necessidades de seus clientes.

Imagine como poderia ser uma lista de temas para a primeira etapa do ciclo de vendas do seu futuro cliente:

  • Como deixar uma boa impressão na recepção de sua empresa
  • Como evitar danos e manter em bom estado um carpete em escritórios
  • 10 Dicas para procedimentos de limpeza sustentáveis
  • Como contratar uma equipe de limpeza emergencial de última hora
  • Como controlar e gerenciar equipes terceirizadas de limpeza

 

Através deste brainstorm, você irá elaborar listas como estas para cada fase de seu ciclo de vendas. Depois de ter esgotado todas as ideias, você está pronto para a terceira etapa.

Passo 3: Defina o seu calendário de conteúdo.

Como planejar um calendário de conteúdo para suas publicações

Desenhe um calendário real, seja ele um papel, quadro com post-its ou on-line, e inicie o agendamento de conteúdos para ele.

É claro que se sua equipe possuir alguma ferramenta online este processo poderá ser bem efetivo e simplificado.

Há muitos tipos e possibilidades de conteúdos, de forma que a sua lista não deve permanecer somente em temas para o blog ou apenas nos boletins por e-mail.

Considere diversificar tipos diferentes de conteúdo, por exemplo:

  • Fotos
  • Vídeos
  • Estudos de caso
  • Atualizações em mídia social
  • Infográficos
  • Planilhas de controle
  • E-Books

Converse novamente com seu time comercial e valide tudo!

Como planejar um calendário de conteúdo para suas publicações

Novamente, converse com seus vendedores e identifique a melhor frequência, hora do dia, dia da semana, etc., para que assim a entrega de seu conteúdo seja a mais efetiva possível.

Planeje seu calendário de conteúdo dentro desta conformidade.

Você também pode solicitar alguns “conselhos” para a construção de seus temas e conteúdo útil que pode atender às necessidades do seu público alvo.

Considere os seguintes fatores:

  • Sazonalidade que podem afetar o seu negócio
  • Tendências da indústria, conferências e eventos
  • Calendário de lançamentos de novos produtos
  • Notícias ao mercado relevantes sobre sua empresa

Escrevendo seu conteúdos.

Como planejar um calendário de conteúdo para suas publicações

Depois de ter passado pelas três etapas descritas acima, chegou a hora de começar a colocar seu conteúdo no devido lugar.

Escreva seus novos artigos, edite seus vídeos, agende as campanhas de publicidade e assim por diante, sempre mapeando e monitorando os resultados de seus esforços e cumprindo o seu calendário de conteúdo.

É importante continuamente aperfeiçoar e ajustar este temas assim como sua agenda de conteúdo.

Por exemplo: se você identifica que suas perspectivas estão respondendo bem para a sua Newsletter e menos para o seus posts em redes sociais, concentre mais esforços e atenção no seu conteúdo informativo.

Não existe um momento ideal para iniciar

Se você ou sua empresa vem constantemente adiando o desenvolvimento de um calendário de conteúdo para o seu negócio, seja por falta experiência, know-how ou outros obstáculos, chegou a hora de fazer algo sobre isso.

Os investimentos das empresas em Marketing de Conteúdo, Gestão de Conteúdo e contratação de projetos de Marketing Digital para o ano 2016, aumentaram consideravelmente e sua empresa não pode ficar para trás.

Esperamos que com os passos descritos acima o desafio de colocar o seu plano em prática, ou mesmo entender com é o trabalho de uma Agência de Marketing Digital focada em Inbound Marketing, tenha ficado um pouco mais claro.

 

Leia também em nosso blog, O Segredo para criar uma Fanpage eficiente no Facebook e as Dicas infalíveis para criar um email marketing eficiente.

 

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Sobre 

Formado em Administração de Empresas e Análise de Sistemas, se especializou em Gestão de Projetos e Desenvolvimento de Soluções Web. Especialista em integração de ferramentas de Marketing Digital para a captação de leads online em empresas B2B, serviços e varejo.

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