Inbound Marketing, Vendas

Esgotou sua rede de relacionamentos? E agora?

como gerar leads para o seu negócio, com automação de marketing digital

Networking é uma expressão que faz referência a habilidade de um indivíduo para construir redes de relacionamento, manter contatos e ampliá-las. E quando sua equipe comercial esgota ou satura sua rede de relacionamento. Como captar novos contatos e como gerar leads de forma eficiente?

O que fazer quando sua Rede de Relacionamento para de gerar novos negócios?

Durante nossas reuniões comerciais com leads e clientes, identificamos um cenário comum: os contatos pessoais dos vendedores deixam de gerar leads de forma eficiente.

É constante nestas reuniões escutarmos as mesmas queixa:

Nossa prospecção não está gerando leads com a capacidade de compra necessária.
A quantidade de contatos pessoais não é suficiente para manter o pipeline estável.
Nossa equipe de pré-vendas e marketing parou de gerar leads de forma eficiente.
Como criamos um processo repetível e estável de captação de novos contatos e leads?

É neste momento que os processos de Marketing Digital especificamente o Inbund Marketing podem ajudar sua equipe!

Marque a opção que você acredita poder resolver o seu problema para gerar leads:

(  ) Demitimos a nossa equipe comercial (já treinada), recontratamos novamente, aplicamos mais 3 meses de treinamento em nosso produto e extraímos novamente toda a rede de relacionamento pessoal dos vendedores.

(  ) Compramos listas de contatos e colocamos nossos atendentes de Call Center para ligar freneticamente para toda a lista e tentar gerar novas oportunidades (cold calls).

(  ) Mudamos o horário de trabalho do departamento comercial. Passam a entrar às 5:00 AM na empresa, afinal: “Deus ajuda quem cedo madruga”, e neste momento, até a ajuda divina será bem-vinda!

(  ) Direcione sua “verba milionária” e participe de eventos, feiras, congressos, cafés da manhã, viagens, almoços, jantar à luz de Velas,…

(  ) Contrate para sua equipe de pré-venda, Lindas Modelos com o selo – Victoria Secrets de qualidade, afinal: qual diretor recusaria o convite para uma reunião de com uma equipe tão maravilhosa?

(  ) Todas as respostas estão corretas. (como é ??)

Presenciei algumas experiências como essas ao logo da minha carreira profissional e afirmo com muita propriedade que, caso você se identificou com algumas (ou todas as opções), sua empresa não está preparada para o novo modelo de compras de seus clientes, principalmente as do segmento B2B.

E agora Galdino? O que eu faço?

A resposta é simples e direta: Invista em Marketing Digital.

Como devo começar?

como gerar novos leads para o seu negócio

Abaixo apresentamos 5 processos de como sua empresa ou time de pré-vendas, rapidamente pode implementar estratégias de marketing digital eficientes no seu dia a dia.

1. Produza uma oferta convincente

Sempre que estruturar o seu portfólio de produtos (ou serviços), crie ofertas individuais baseadas em 4 pontos:

  1. Público Alvo: Defina quem será o consumidor do seu produto.

Regra Básica: 1 produto p/ apenas 1 perfil ou tipo de cliente.

  1. Defina a oferta: Crie um pacote de serviços (ou produtos).
  2. Apresente o conteúdo: Nada de mandar seus leads para a Home Page de seu website. Conduza o lead para a página da oferta!
  3. Conversão: Por favor, facilite as coisas e coloque um formulário do contato na página da oferta.

2. Implemente SEO em seu conteúdo

SEO-COMO-gerar-leads-marketing-de-conteudo-1

Me apresente apenas uma justificativa para sua empresa ficar de fora dos mecanismos orgânicos de busca na internet?

Acredito que todos já se cansaram de ouvir falar sobre o tema SEO e a premissa é: Não há mais como qualquer conteúdo permanecer ou ser colocado na internet sem SEO. Ainda mais se for o conteúdo da sua empresa e você quer gerar leads!

Reclame na sua TI, mande e-mails para sua equipe de marketing, fale com seu designer e se for o caso, ligue para sua irmã e peça para o seu sobrinho sair do vídeo game e te ajudar!

3. Respeite o momento de compra de seu lead

geração de leads para sua empresa

Pensemos juntos: Porque uma pessoa passa semanas acompanhando o blog de uma empresa, abre e-mails, curte posts, compartilha conteúdos e não efetua um único contato direto com sua equipe?

Resposta: Simplesmente porque ela não quer!

Contenha sua ansiedade e tenha a certeza que sua empresa será a primeira a ser lembrada caso este lead decida comprar. Mantenha o processo de nutrição do seu lead e se relacione sempre online: e-mails, blogs e redes sociais.

Faça download: E-book ZMOT – Conquistando o Momento Zero da Verdade

4. Crie fluxos automatizados de comunicação por e-mail para gerar leads

email-marketing-para-gerar-leads

Automatize sua comunicação por e-mails através de eventos como: aberturas, cliques, downloads ou contatos, e programe uma sequência mínima de 12 conteúdos.

Ative estes conteúdos por 2 canais, e-mails e redes sociais, e monte este fluxo:

  • 2 materiais educativos para download (use landing pages)
  • 3 blogs com temas educativos,
  • 3 blogs com alguns processos do seu negócio,
  • 1 material com dados sobre seu segmento (PPT ou Infográfico)
  • 2 cases de sucesso em que seu produto ajudou clientes
  • 1 e-mail direto perguntando sobre o momento de compra do lead, pedindo um bate papo para uma qualificação.

Defina um intervalo de 5 dias entre cada contato e monitore os indicadores deste processo. Espera aí: 12 conteúdos X 5 dias de intervalo = 60 dias para efetuar o primeiro contato direto?

É isso mesmo! E lembre-se que por você estar automatizando um processo de relacionamento orgânico, está criando vários “motores de contato” que irão se manter eficientes e gerar leads por muito tempo.

Leia também: O lead nosso de cada dia – O marketing digital nos dará hoje!

5. Monitore seus processos e avalie de perto seus resultados.

monitore

Não há um processo operacional que não possa ser monitorado, acompanhado e corrigido periodicamente.

Vale a pena investir numa ferramenta e num profissional para entender como é o comportamento de seu tráfego, consumo de informações, conteúdos que geram mais resultado.

Como em toda a metodologia há dezenas de indicadores, cada um focado num ponto do seu processo. Defina os indicadores mais aderentes ao seu negócio e coloque o seu funil de vendas para rodar e gerar leads para sua equipe.

Depois me conte os seus resultados!

Leia também: 4 Indicadores para uma boa avaliação de seu website

 

DESTAQUE-INTERNO

 

 

 

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *