Networking é uma expressão que faz referência a habilidade de um indivíduo para construir redes de relacionamento, manter contatos e ampliá-las. E quando sua equipe comercial esgota ou satura sua rede de relacionamento. Como captar novos contatos e como gerar leads de forma eficiente?
O que fazer quando sua Rede de Relacionamento para de gerar novos negócios?
Durante nossas reuniões comerciais com leads e clientes, identificamos um cenário comum: os contatos pessoais dos vendedores deixam de gerar leads de forma eficiente.
É constante nestas reuniões escutarmos as mesmas queixa:
Nossa prospecção não está gerando leads com a capacidade de compra necessária.
A quantidade de contatos pessoais não é suficiente para manter o pipeline estável.
Nossa equipe de pré-vendas e marketing parou de gerar leads de forma eficiente.
Como criamos um processo repetível e estável de captação de novos contatos e leads?
É neste momento que os processos de Marketing Digital especificamente o Inbund Marketing podem ajudar sua equipe!
Marque a opção que você acredita poder resolver o seu problema para gerar leads:
( ) Demitimos a nossa equipe comercial (já treinada), recontratamos novamente, aplicamos mais 3 meses de treinamento em nosso produto e extraímos novamente toda a rede de relacionamento pessoal dos vendedores.
( ) Compramos listas de contatos e colocamos nossos atendentes de Call Center para ligar freneticamente para toda a lista e tentar gerar novas oportunidades (cold calls).
( ) Mudamos o horário de trabalho do departamento comercial. Passam a entrar às 5:00 AM na empresa, afinal: “Deus ajuda quem cedo madruga”, e neste momento, até a ajuda divina será bem-vinda!
( ) Direcione sua “verba milionária” e participe de eventos, feiras, congressos, cafés da manhã, viagens, almoços, jantar à luz de Velas,…
( ) Contrate para sua equipe de pré-venda, Lindas Modelos com o selo – Victoria Secrets de qualidade, afinal: qual diretor recusaria o convite para uma reunião de com uma equipe tão maravilhosa?
( ) Todas as respostas estão corretas. (como é ??)
Presenciei algumas experiências como essas ao logo da minha carreira profissional e afirmo com muita propriedade que, caso você se identificou com algumas (ou todas as opções), sua empresa não está preparada para o novo modelo de compras de seus clientes, principalmente as do segmento B2B.
E agora Galdino? O que eu faço?
A resposta é simples e direta: Invista em Marketing Digital.
Como devo começar?
Abaixo apresentamos 5 processos de como sua empresa ou time de pré-vendas, rapidamente pode implementar estratégias de marketing digital eficientes no seu dia a dia.
1. Produza uma oferta convincente
Sempre que estruturar o seu portfólio de produtos (ou serviços), crie ofertas individuais baseadas em 4 pontos:
- Público Alvo: Defina quem será o consumidor do seu produto.
Regra Básica: 1 produto p/ apenas 1 perfil ou tipo de cliente.
- Defina a oferta: Crie um pacote de serviços (ou produtos).
- Apresente o conteúdo: Nada de mandar seus leads para a Home Page de seu website. Conduza o lead para a página da oferta!
- Conversão: Por favor, facilite as coisas e coloque um formulário do contato na página da oferta.
2. Implemente SEO em seu conteúdo
Me apresente apenas uma justificativa para sua empresa ficar de fora dos mecanismos orgânicos de busca na internet?
Acredito que todos já se cansaram de ouvir falar sobre o tema SEO e a premissa é: Não há mais como qualquer conteúdo permanecer ou ser colocado na internet sem SEO. Ainda mais se for o conteúdo da sua empresa e você quer gerar leads!
Reclame na sua TI, mande e-mails para sua equipe de marketing, fale com seu designer e se for o caso, ligue para sua irmã e peça para o seu sobrinho sair do vídeo game e te ajudar!
3. Respeite o momento de compra de seu lead
Pensemos juntos: Porque uma pessoa passa semanas acompanhando o blog de uma empresa, abre e-mails, curte posts, compartilha conteúdos e não efetua um único contato direto com sua equipe?
Resposta: Simplesmente porque ela não quer!
Contenha sua ansiedade e tenha a certeza que sua empresa será a primeira a ser lembrada caso este lead decida comprar. Mantenha o processo de nutrição do seu lead e se relacione sempre online: e-mails, blogs e redes sociais.
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4. Crie fluxos automatizados de comunicação por e-mail para gerar leads
Automatize sua comunicação por e-mails através de eventos como: aberturas, cliques, downloads ou contatos, e programe uma sequência mínima de 12 conteúdos.
Ative estes conteúdos por 2 canais, e-mails e redes sociais, e monte este fluxo:
- 2 materiais educativos para download (use landing pages)
- 3 blogs com temas educativos,
- 3 blogs com alguns processos do seu negócio,
- 1 material com dados sobre seu segmento (PPT ou Infográfico)
- 2 cases de sucesso em que seu produto ajudou clientes
- 1 e-mail direto perguntando sobre o momento de compra do lead, pedindo um bate papo para uma qualificação.
Defina um intervalo de 5 dias entre cada contato e monitore os indicadores deste processo. Espera aí: 12 conteúdos X 5 dias de intervalo = 60 dias para efetuar o primeiro contato direto?
É isso mesmo! E lembre-se que por você estar automatizando um processo de relacionamento orgânico, está criando vários “motores de contato” que irão se manter eficientes e gerar leads por muito tempo.
Leia também: O lead nosso de cada dia – O marketing digital nos dará hoje!
5. Monitore seus processos e avalie de perto seus resultados.
Não há um processo operacional que não possa ser monitorado, acompanhado e corrigido periodicamente.
Vale a pena investir numa ferramenta e num profissional para entender como é o comportamento de seu tráfego, consumo de informações, conteúdos que geram mais resultado.
Como em toda a metodologia há dezenas de indicadores, cada um focado num ponto do seu processo. Defina os indicadores mais aderentes ao seu negócio e coloque o seu funil de vendas para rodar e gerar leads para sua equipe.
Depois me conte os seus resultados!
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