O segredo para criar uma Fanpage eficiente no Facebook

O segredo para criar uma Fanpage eficiente no Facebook

É comum nos depararmos com milhares de fanpages no Facebook, que literalmente despejam atualizações de status sem critérios bem definidos, sejam nos temas, imagens ou conteúdos, na esperança de atrair a atenção de seus fãs. Descubra como um bom planejamento de conteúdo poderá reder bons leads para sua empresa!


O segredo para criar uma fanpage eficiente no Facebook, está em desenvolver uma estratégia de planejamento específica para esta rede social. É importante que a sua equipe de conteúdo desenvolva diferentes formas de impulsionamento para que haja um bom engajamento junto aos seus seguidores.

Desenvolver um calendário de postagens consistente poderá colaborar de forma muito positiva para a eficiência de todo este processo.

Foque no ritmo de suas publicações

Fanpage eficiente

Para que sua página tenha algum diferencial no Facebook e avance sempre em direção ao sucesso, é necessário haver sempre interações positivas e que ela seja sempre muito estruturada em seus conteúdos. Caso contrário, será apenas mais um perfil nesta grande rede social e sem nenhum apelo ou engajamento.

Trabalhar com um ritmo de publicação planejado e apresentando sempre novos conteúdos é a chave para aumentar o envolvimento de seus fãs atrair novos seguidores.

Planejamento para uma Fanpage Eficiente

Sua equipe de conteúdo deve ser dinâmica e estar sempre atenta às novidades para que sua fanpage esteja atualizada e ao mesmo tempo se mantenha dentro do plano estratégico estabelecido por sua empresa.

Para ajudar a gerir este processo, é fundamental que sua equipe faça pelo menos uma reunião de planejamento no início do mês, avaliando os resultados do mês anterior e criando novos calendários de conteúdo para o mês seguinte.

Podem haver desvios neste planejamento , mas manter um guia mensal permitirá que você facilmente gerencie sua fanpage e mantenha alto interesse dos seus fãs, sem grandes sustos.

Por vivermos em um mundo que muda a cada minuto, as atualizações devem ser velozes, e a ideia é que essa programação tenha uma base segura para manter a estratégia de engajamento.

6 dicas para um bom plano de atualizações para uma Fanpage Eficiente

Fanpage eficiente

1. Configurando o seu calendário de atualizações

Nossa recomendação é que sua equipe desenvolva seus próprios calendários de postagens no Facebook, sendo suportada sempre por alguma ferramenta para organização e gestão das atualizações, permitindo uma visão global de todo o conteúdo e atualizações.

Informações como: datas, temas, status, banco de imagens, datas comemorativas, textos, fontes, materiais de consulta e etc., devem ser trabalhadas para montar o seu calendário de postagens. Este calendário poderá também funcionar como um repositório de informações para consulta e elaboração de relatórios gerenciais de seus resultados.

Existem hoje dezenas de ferramentas que podem ser usadas para este processo, e o mais importante é usar algo simples para que sua equipe se sinta confortável. A ideia é ser acessível a todos, mesmo que usada somente para consultas.

Aqui na Fresh Media utilizamos uma ferramenta chamada, PODIO, que além de permitir uma configuração personalizada ao nosso modelo de trabalho e dos nossos clientes, permite ainda que a equipe atue com eficiência em todos as etapas processo, inclusive através de aplicativos no celular, otimizando e acelerando muito nosso processo de trabalho.

Nossa parceria com a PODIO vem desde 2012 e somos pioneiros neste modelo de integração, que já foi implantado e indicado em diversos clientes e empresas parceiras.

 

Fanpage eficiente

 

2. Planejando a frequência de publicações

Decidir quantas vezes por semana, por dia, por mês e os horários que as postagens devem acontecer é uma tarefa que pode não possui uma regra pré-definida.

Cada empresa tem características que devem ser respeitadas, analisada e estudadas exaustivamente, e um boa dica é monitorar os resultados através do Google Analytcs.

É claro que existem modelos e experiências que dão um direcionamento para este estudo, e essas informações (briefing) devem ser compiladas no seu planejamento.

É importante avaliar qual o modelo de negócios de sua empresa: B2B ou B2C, quantidade de seguidores que busca atingir, diversidade dos assuntos dos temas, sazonalidade, para então tomar a sua decisão.

Recomendação:

Comece a inserir atualizações de 3 a 6 vezes por semana e avalie o grau de interação de seus seguidores os horários de maiores picos e principalmente quais os posts mais lidos e clicados. Corrija sua estratégia se baseado sempre no mês anterior.

3. Definindo seus temas e classifique-os em categorias

Fanpage eficiente

Para se ter uma frequência interessante, classifique seus temas em categorias e o dia na semana que suas postagens entrarão. Assim, você define um rotina ágil para medir seus resultados, sendo mais fácil formular conteúdos futuros para as suas de postagens.

Por exemplo:

  • Segunda-feira, publique suas promoções semanais ou seus serviços oferecidos.
  • Terça-feira, publique um tema institucional da empresa com uma foto, vídeo ou algo relacionado a história de sua empresa.
  • Quarta-feira, publique um artigo relevante ou um tema que atraia a atenção do seu seguidor.
  • Quinta-feira, envolva seus fãs em uma enquete, uma pesquisa ou um tema interativo.
  • Sexta-Feira, uma mensagem de boas vibrações para o final de semana.

4. Agendando suas postagens.

Programe suas atualização sempre com alguns dias de antecedência, mapeando o texto do post, link que será incorporado e conteúdo de mídia (vídeos ou fotos). Essa antecedência é útil e dará uma margem de segurança caso você precisa alterar algo.

Aqui estão algumas ideias de conteúdo para você começar:

  • Fotos ou vídeos, com temas inspiradores sobre seu negócio: Qual o seu diferencial e o que faz sua empresa merecer a atenção do seu cliente;
  • Crie eventos em sua fanpage;
  • Ofereça algo especial para seus fãs;
  • Promova e-books, palestras, webinários, promoções e interesses coletivos.
  • Coloque links para seus artigos relevantes, blogs ou notícias sobre a sua empresa;
  • Faça perguntas para os seus fãs perguntas , interaja com eles, veja o que eles querem que tenha na sua fanpage, o que seria relevante na visão deles. Assim você terá material que engajará certamente.

5. Escrevendo o seu conteúdo

Fanpage eficiente

  • Tente manter as mensagens curtas. O Facebook permite que você tenha 420 caracteres por post, mas tente não usar um texto tão longo, não é atrativo e as pessoas desistem antes do final. Existem milhões de pesquisas que mostram, que as pessoas passam os olhos pelos textos longos e sentem “preguiça”, a menos que o tema seja realmente relevante;
  • Poste conteúdo relevantes, interessantes, que digam algo aos seus fãs e que sejam ligados à sua empresa. Seja vendedor, não somente com produtos, mas com ideias, notícias e informações;
  • Não poste por postar, seu seguidor cansará e deixará de te seguir. Lembre-se: ele curte muitas páginas no Facebook, não faça que a sua seja apenas mais uma.
  • Encher a timeline do seu seguidor, fará com ele enjoe de você;
  • Seja criativo! Leve e honesto em suas publicações.
  • Dar aos fãs um olhar diferente! Fãs do Facebook querem mais do que apenas saber o que você está vendendo, ou fazendo, ou qual a promoção “da vez”. Eles querem se sentir especiais, como são privilegiados por seguir sua página. Tenha isso em mente ao formular o seu conteúdo, presentear com descontos, etc. Mas lembre-se: seja transparente.
  • Você pode postar 5 vezes por dia ou uma vez por dia, tudo dependerá de quanto será relevante o seu conteúdo e o quanto você interage com o seu seguidor, o seu cliente e o quanto ele reage às suas postagens. Se você está postando duas vezes por dia e não receber um feedback positivo, pode ser hora de cortar a frequência e re-avaliar o seu conteúdo.

6. Medindo os seus resultados

Fanpage eficiente

É importante sempre acompanhar os seus resultados pelos seus principais indicadores:

  • Avaliar seus “likes” e seus “comentários”: isto permitirá que você veja qual o conteúdo foi melhor recebido e qual deve ser eliminado para o próximo mês. Não seja repetitivo, seja CRIATIVO!
  • Avaliar as suas mensagens no final de cada mês: Ler os comentários dos seus seguidores com atenção e levar em conta o que eles dizem. Escute seu seguidor!
  • Atenção ao seu tempo de resposta: Seu seguidor espera que você dê a atenção que ele merece quando entrar em contato com você através de sua fanpage. Uma fanpage eficiente, além de tudo que falamos acima, tem um tempo de resposta rápida e que realmente resolva a questão levantada.

Dica 1:

Para que você tenha mais controle sobre suas publicações, o AGENDAMENTO de suas postagens pode ser um mecanismo eficiente no seu planejamento. Com seu calendário já definido, agende suas postagens antecipadamente com datas e horários e assim monitore a sua rede social.

Você poderá fazer estes agendamento pelo próprio Facebook ou ainda usar ferramentas disponíveis no mercado, como por exemplo: HootSuite

Dica 2:

Se você não tem uma Equipe de Design, você pode usar o Canva que poderá te ajudar na formatação de imagens para suas postagens. Procure também pelos banco de imagens free e fortaleça o design de seus posts.

Leia no nosso blog: Usando o Facebook como Ferramenta de Negócio e conheça um pouco mais sobre o Perfil dos Usuários das Redes Sociais no Brasil.

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Sobre 

Formada em Administração e Finanças, encontrei minha identidade no Marketing Digital e atualmente é responsável pela Gestão de Conteúdo e Redes Sociais na Agência Fresh Media.

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