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5 dicas rápidas para seu negócio dar certo nas mídias sociais

mídias sociais

Pode parecer curioso, mas ainda que quase todo mundo esteja conectado a alguma rede social, algumas empresas ainda não sabem como chegar até seu público-alvo dentro do universo das mídias sociais. E isso porque ter sucesso – e seguidores engajados – dentro de qualquer rede não depende apenas de estar lá e publicar conteúdos bacanas, mas de um trabalho um pouco mais aprimorado.

Lembre-se sempre: sua empresa não quer ser vista, mas lida e compartilhada. Ter seguidores constantes nas mídias sociais que não só absorvem seu conteúdo, mas também confiam nele é fundamental. São essas pessoas que compartilharão seus posts para seus próprios amigos, dando à sua empresa credibilidade e visibilidade espontânea.

Mas para alcançar esses seguidores é preciso se dedicar a 5 processos não tão simples, mas extremamente eficazes:

1. Seja criativo nas mídias sociais!

Essa deve sempre ser a primeira coisa a se pensar quando falamos em mídias sociais. A velocidade e a quantidade de informações com a qual nos deparamos todos os dias é incontável: já estamos habituados a isso. Nenhum conteúdo comum e repetitivo vai chamar a atenção de ninguém, e é por isso que sua empresa precisa se destacar.

Pense fora da caixa. Chame a atenção. Pesquise para criar assuntos novos. Saiba o que tem sido consumido e diga sempre de forma mais atrativa. As mídias sociais são rápidas!

2. Seja útil. Sempre.

Ler algo que você realmente pode colocar em prática na sua vida tem se tornado uma carência, apesar do fluxo de informações aumentar cada vez mais. Se seu conteúdo não ajudar de fato seu leitor, ele não vai lê-lo até a segunda linha.

Para saber o que seu público deseja você deve investir tempo: pesquise, faça testes, analise seus concorrentes, incentive o feedback, metrifique seus resultados e avalie o que teve mais engajamento.

Pergunte-se:

“- Em que esse conteúdo vai ser realmente útil na vida do meu consumidor? Ele seria útil para MIM?

#brotip: tome cuidado para não misturar gostos pessoais com o conteúdo do seu negócio.

3. Fale com as pessoas certas

De que adianta ser criativo e útil se o seu conteúdo não for do interesse de quem o lê?

Dirigir sua comunicação ao público-alvo ideal é imprescindível nas mídias sociais, mas, antes de saber qual público você deve atingir na internet, você deve saber qual público o seu business pretende atingir.

Fazer-se algumas perguntas podem te guiar nessa definição, como por exemplo:

  • Falo com outras companhias ou com consumidores finais?
  • Homens ou mulheres? Ou ambos?
  • Faixa etária?
  • Classe social?
  • Localização geográfica?
  • Estado civil?
  • Por que precisam do seu produto?
  • Onde compram seu produto: lojas físicas, internet, telefone?

A partir disso, estreite seu funil de perguntas com as especificidades do seu negócio e fale exatamente com quem precisa das suas informações.

4. Storytelling. Desenvolva conteúdo humano.

Todos nós, consumidores em potencial, estamos cansados de falar com robôs. O conteúdo automático é coisa do passado: com o marketing chegando à era digital, procuramos falar com outras pessoas através da tela do computador, e não apenas fazer uma pergunta sobre um produto e receber uma resposta automática.

Crie personas e atinja seu público por meio de histórias!

O marketing de conteúdo está mais próximo do entretenimento do que da publicidade – o ser humano naturalmente se identifica melhor com histórias reais do que com algo fantástico. Quem melhor para conversar com seus consumidores do que alguém como eles, que os entende e os ajuda?

Elabore uma estratégia de comunicação que fale com seu público na mesma linguagem que eles, utilize fotos de pessoas, crie histórias ao redor dessas pessoas e ao redor do que o seu produto pode fazer pela vida delas.

5. Engaje!

Depois de cumprir todas as etapas anteriores perfeitamente, o engajamento de seus seguidores virá de forma natural. Mas, ainda sim, será preciso estimulá-los.

Promova enquetes, conteúdos virais, compartilháveis, bem humorados, interativos, que os faça conversar com a sua marca. Faça testes, peça a opinião: isso os fará sentir mais segurança com relação à sua marca.

E o mais importante: esteja sempre ligado em novidades do mercado nacional e internacional, não se torne obsoleto – ofereça informações sempre quentes nas mídias sociais.

 

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