Gestão de Conteúdo, SEO

Entendendo o SEO na página

Entendendo o SEO na página e como aplicar

Hoje em dia não existe mais a necessidade de grandes investimentos em mídias offline ou anúncios pagos na internet para o website de sua empresa ser encontrado, um produto, ou serviço ser contratado.

Bem vindo a era do Marketing de Conteúdo e das estratégias para os buscadores online.

Se sua empresa possui um Website, ela poderá ser encontrada facilmente através dos buscadores, desde que você utilize ou contrate boas práticas de SEO na Página.

Antigamente os anúncios em jornais e revistas custavam verdadeiras fortunas e somente grandes empresas tinham orçamento para manter investimentos nesse tipo de mídia.

O Marketing Digital além de estar acessível para todos os tamanhos de empresas, conseguiu aproximar muito os fornecedores de seus clientes.

Entendendo melhor o SEO na Página

Entendendo o SEO, veja no blog da Fresh Media

 

Já escrevemos vários artigos explicando como o SEO pode ser um grande aliado para a comunicação de sua empresa, mas vale a pena recordar um pouco.

A Sigla SEO significa Search Engine Optimization, e nada mais é do que aplicar boas práticas e técnicas de otimização em uma página ou mesmo em todo o website, de forma que ele possa ser encontrado mais facilmente pelos vistantes através de diferentes ferramentas de buscas.

Ferramentas de Busca

As ferramentas de buscas são vinculadas a complexos motores de pesquisas, programados para identificar conteúdos sempre através das palavras-chave digitadas em buscadores como: Google, Bing, Yahoo, AsK.

A ideia é que o usuário solicite a informação que deseja encontrar nos buscadores e estes localizem e apresente listas de conteúdos correspondentes em diferentes websites.

Estará ranqueado nas primeiras posições os websites que possuírem os conteúdos mais relevantes.

Deve ficar claro que, os buscadores não trabalham para as empresas, mas sim para os usuários que precisam encontrar informações, desta forma os websites com conteúdo mais relevantes ficarão sempre melhor posicionados.

O que é SEO na página?

Para dar o start deste processo, o 1º passo é identificar e conhecer o seu público alvo, ou seja a PERSONA do seu negócio e o que busca informações. Ter absoluta certeza que a palavra-chave pesquisada estará na sua página.

Você deverá montar sua lista de palavras-chave e garantir que a construção das páginas de seu website ou o conteúdo seu blog as contenha, procurando evidenciar aos mecanismos de pesquisas que estas páginas estão bem estruturadas para seus usuários e visitantes.

Isso é o SEO na página.

Ou seja, o conteúdo de suas páginas deve ser desenvolvido com foco em sua persona e utilizando palavras e termos previamente selecionados.

Otimização das páginas em seu website

Em um passado não muito distante, era comum inserir dezenas de palavras-chave para melhorar o posicionamento das páginas, e assim mais relevante ela ficaria e mais, com maiores chances de ser encontrada.

Além de encontrarmos a repetição das palavras e sem nenhum critério, o texto se tornava desinteressante, cansativo e sem sentido para quem lia. As muitas palavras-chave espalhadas na mesma página tinham a intenção apenas de gerar tráfego para os websites.

Hoje não é mais assim, e empresas como o Google entendem esta prática como reprovável e vem trabalhando e mudando as regras de seus buscadores, sempre para melhorar a ferramenta de uso dos seus clientes, no caso, você!

Trabalhando com palavras-chave de cauda longa

A ideia de trabalhar com palavras-chave de cauda longa, começa com a definição de valor que deve ser a relevância que deseja ter em cada página e quais as palavras-chave irão trabalhar a seu favor.

Defina um conjunto de diversas palavras-chave e não apenas palavras de um só termo, relacione entre si dentro de todo o texto, evitando a repetição constante de apenas uma única palavra-chave.

Uma boa dica é trabalhar com derivações de uma mesma palavra, ou sinônimos que não alteram o sentido e a ideia do texto. Veja:

• Página ou páginas
• Planejamento ou planos
• Demonstrar ou apresentar

Classificação em palavras-chave laterais:

• Médicos ou doutores
• Cardiologista ou médico do coração
• Oculista ou oftalmologista

 

Como as meta tags ajudam o SEO na Página

 

Entendendo SEO na página

Meta tags são linhas de código HTML ou “sinalizadores” que descrevem o seu conteúdo para os buscadores.

Nelas são inseridas as palavras-chave que facilitam a vida do usuário na hora de encontrar um website.

Exitem meta tags que servem para disponibilizar diferentes informações para os buscadores, mas como aqui nosso foco é otimização de conteúdos e técnicas de SEO na Página, deixamos 3 dicas:

1. Título

  • É uma tag HTML com uma frase do conteúdo de sua página, geralmente tem de 63 a 77 caracteres.
  • Não precisa ser necessariamente o título da página.
  • Use a palavra-chave relacionada no conteúdo de sua página para que ela seja encontrada facilmente.
  • Tente usá-la de maneira a chamar a atenção de maneira positiva.
  • É através desta tag que sua página será indexada.

 2. Subtítulos

Ainda para a organização da sua página, use e abuse dos subtítulos, os H1, H2 e H3.

Sua página estará bem estruturada e são boas práticas do SEO On Page. Você tem a sua disposição subtítulos de H1 a H6 sendo o 1 de maior importância na hierarquia e o 6 o de menor importância.

Ex:

  • H1 é o mais importante, deve ser usado uma única vez, e ter a palavra-chave com um breve resumo do conteúdo. É o título mais importante. Ele deve conter um breve resumo do que o leitor encontrará na página, além das palavras-chave do conteúdo.
  • Mantenha a ordem hierárquica, ou seja, depois de H1, a H2, H3, e assim por diante.
  • Não repita a mesma heading tag em diferentes conteúdos, elas devem se manter únicas em todo o seu site.

 

2. Metadescrição e Tag de Palavras-chave

  • Aqui, a importância está diretamente ligada aos seus leitores.
  • Não tem influência no resultado do rankeamento de sua página mas no resultado do trafego orgânico e na quantidade de acessos em sua página
  • É um resumo do seu conteúdo que aparece para um usuário na página de resultados do mecanismo de busca.
  • Eles encontraram suas pesquisas através desta descrição.
  • São aproximadamente 160 caracteres, tente não ultrapassar este limite para que quando aparecer no pagna do Google não corte nenhuma parte do seu texto.
  • Deve possuir a palavra-chave
  • O texto deve ser natural, atrativo e vendedor.

3.   Alt Tag

  • Os robôs não reconhecem as imagens e para isso elas devem ter nomes, através das alt tags. Assim, para que ele consiga identificá-las em seu site ou blog, é preciso “dar um nome a ela”, por meio da alt tag.
  • Utilizar entre 4 a 8 palavras para descrevê-la.
  • Não é necessário muitas palavras, seja claro e objetivo.
  • Você deve focar no leitor e não no mecanismo de busca.

Conteúdo – Alimentando os Crawlers*

Entendendo SEO na página

Quando falando de SEO na Página, o conteúdo é sempre a etapa mais importante de todo o processo de SEO.

Este conteúdo deve possuir uma gama de palavras-chave para seu website ser encontrado e indexado, e a ferramenta que indexa sua página são os chamados crawlers.

Imagine neste momento que os crawlers são “robôs” treinados para entender se sua página é relevante ou não para Google (buscadores), sempre de acordo com centenas de regrinhas pré-estabelecidas.

 

De nada adianta encher o conteúdo de palavras-chave, você deve escrever sobre sua empresa, seus produtos ou serviços usando seu planejamento de variações de palavras-chave corretamente.

 

Se você gostou deste artigo, leia também os 4 Equívocos em sua estratégia de SEO ou ainda Blog e SEO – Aumente a visibilidade do seu website e de seu negócio.

 

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