Estratégia Digital, Inbound Marketing

Como escolher sua Agência de Marketing Digital

Marketing Digital é o principal método para atrair clientes. Entenda 5 pontos a se observar e saiba como escolher sua próxima Agência de Marketing Digital!

Seja um profissional autônomo, startup, empresa de médio porte ou uma multinacional, muitas já entenderam a real necessidade de se contratar uma Agência de Marketing Digital para atuar de forma estratégica em seu negócio.

Prestadores de serviços digitais têm se multiplicado nos últimos meses, e novas Agências de Marketing Digital surgem com a proposta de atuar de modo full digital. Agências de publicidade, branding, assessorias, redatores etc., começaram a desenvolver seus núcleos digitais para abraçar uma fatia deste mercado.

É desta forma, assim como aconteceu em outros segmentos, que caminhamos para um futuro em que existirão muitas empresas praticamente iguais, ofertando os mesmos pacotes de serviços digitais, as mesmas entregas, talvez apenas com diferenças no valor e na qualidade de seus serviços.

 

5 dicas para selecionar sua Agência de Marketing Digital

Elencamos alguns pontos importantes que ajudarão você e sua empresa quando chegar o momento de decidir qual a agência ideal para atuar na gestão do Marketing Digital de seus negócios.

 

1.   A Agência de Marketing Digital deve estudar o business de seus clientes

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Quando surge a oportunidade de uma nova conta para uma agência, a vontade de fechar negócio rapidamente é imensa, e é comum as agências apresentarem propostas curtas sem deixar claro os seus objetivos.

A proposta de uma Agência de Marketing Digital não deve apresentar somente produtos e valores, e sim deixar claro e destacado como o novo projeto será implementado, suas fases e principalmente as respectivas entregas.

Ao contrário que muitas empresas pensam, os projetos de marketing digital são complexos, envolvem atividades compartilhadas por várias etapas, com profissionais multidisciplinares atuando em várias frentes e, principalmente, implantando ferramentas que irão medir e avaliar a evolução de sua presença online.

Algumas perguntas podem ser feitas ao seu novo fornecedor:

  1. Como auditaremos a efetividade do SEO em nossas páginas e no blog?
  2. Qual ferramenta será usada para apresentar nosso ranking de palavras e páginas?
  3. Como avaliaremos o tráfego de visitantes e conversões no website?
  4. Como serão os relatórios de análises mensais?
  5. Qual ferramenta irá captar leads e qual CRM usaremos para a leitura do pipeline e das novas oportunidades?
  6. Onde serão segmentadas as listas de contatos e como será a validação dos e-mails que vamos disparar?
  7. Usaremos alguma ferramenta para gestão dos conteúdos, redes sociais, agendamentos, aprovações, etc.?

 

As novas agências devem ser o seu próprio “Case de Marketing Digital”. Afinal, como é possível oferecer e implantar serviços digitais se a própria agência não os utiliza?

 

Leia também: Contratar uma agência de marketing digital ou um freelancer?

 

2. Fuja das ofertas padrões de serviços digitais

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Você sabia que 83,1% das agências digitais trabalham com gestão mídias sociais, 76,5% criam campanhas de e-mail marketing, mas somente 30% entregam soluções completas e integradas de Automação de Marketing?

 

Vivenciamos um momento onde poucas agências implantam serviços de Marketing Digital, Marketing de Conteúdo ou Inbound Marketing. É bem menos trabalhoso uma oferta básica de serviços com: website, rede social e textos para os blogs.

Se sua empresa se contentar apenas com uma oferta básica de serviços online, com certeza não será suficiente para tracionar negócios para sua empresa no mundo online.

A maior arma das atuais Agências Digitais para ajudar seus clientes a superar a concorrência são os pacotes de serviços combinados, que vão além de prover apenas uma simples presença digital.

Sua futura agência de marketing digital deve ser capaz de responder:

  • Como serão gerados os leads e quais os principais canais de captação?
  • Como será calculado o custo por lead (CPL) e como acompanharemos estes relatórios?
  • Como será avaliado e medido o custo por aquisição de clientes online (CPA)?
  • Em que momento obteremos tração e quando podemos aumentar os investimentos e escalar nossa prospecção?

Se você achar estas perguntas difíceis de serem respondidas, imagine você justificar o baixo resultado de seus investimentos para o seu diretor ou sócio de sua empresa?

 

Leia também: Gestão de Leads – Como alavancar vendas em sua empresa?

 

3. Não aceite mais ofertas de serviços digitais desconectados

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O ideal é sua empresa procurar sempre uma Agência de Marketing Digital que apresente soluções estratégicas para o seu negócio.

Formule o seu problema ou seu objetivo e não se contente apenas com um desejo simples de “estar na internet”. É muito comum, como citado no item anterior, uma proposta com oferta básica de serviços.

 

“Iremos desenvolver o seu novo website, implementar seus perfis nas mídias sociais e preparar a newsletter semanal”.

 

O problema é: Como estes canais irão se conectar?

É comum cada um ser apresentado com objetivos independentes, por exemplo:

  • O novo website da sua empresa será sua “vitrine digital” e apresentará, além do institucional, seus produtos ou serviços;
  • Suas mídias sociais irão interagir com seus consumidores para deixar sua marca relevante;
  • Sua newsletter apresentará ofertas e incentivos para vendas.

Caso receba uma proposta comercial neste nível, nosso conselho é desconsiderar e avaliar novos parceiros.

Agências Digitais experientes, determinam todos os objetivos de seus serviços e unem esforços com a equipe do cliente para alcançá-los, montando um plano completo de ações integradas.

 

Procure ler nas propostas que você receber:

  1. Quantas Landing Pages de captura de Leads estarão incluídas no projeto?
  2. O seu website será integrado a um disparador de e-mails?
  3. O website será entregue 100% indexado e pronto para ser encontrado nos principais mecanismos de buscas: Google, Bing e Yahoo?
  4. Palavras chaves e práticas de SEO serão implementadas para garantir um mínimo de tráfego orgânico?
  5. Como os seguidores das redes sociais se tornarão leads e virão para a base de prospecção da sua empresa?

As agências digitais devem trabalhar para potencializar gradativamente seus resultados online e sua empresa deve conseguir enxergar a eficácia dos serviços contratados numa única solução digital.

 

4. Evite as métricas de vaidade, foco na performance e nos seus resultados

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Sempre ao final de cada período (mês), é hora de receber o seu relatório mensal.

A Agência de Marketing Digital já configura estes relatórios com as informações mais relevantes no início do projeto e devem apresentar seus dados de forma automática e direta.

É comum ver equipes de atendimento correndo como loucas para apresentar o relatório mensal de seus clientes e mapeando o que chamamos de “métricas de vaidade”, que nada mais são do que os gráficos de visitantes no site, tempo de navegação, novos seguidores em suas redes sociais, destacando conteúdos de maior engajamento no Facebook.

E assim todos ficam felizes e orgulhosos com os resultados.

 

A grande pergunta é: Como estes números poderão ajudar a sua empresa a vender mais e quanto tempo teremos ainda que aguardar?

 

Uma Agência de Marketing Digital consegue responder rapidamente perguntas como:

  • “Neste mês enviamos X novas oportunidades para o pipeline de sua equipe comercial”;
  • “Obtivemos X vendas geradas através do projeto de marketing digital”;
  • “Neste mês aumentamos em X% as vendas em relação ao mês passado através do seu canal digital”;
  • “Conseguimos neste mês reduzir em X% o custo de aquisição de novos clientes”;
  • “O número de leads qualificados neste mês em nossa base de dados foi X”.

O resultado de cada ação ou canal de Marketing Digital é muito importante, e deve ser avaliado e otimizado de forma gradativa. Sua empresa deve conseguir medir e enxergar o impacto da agência sobre o seu negócio.

Pode parecer simples para qualquer CEO, empresário ou gestor, porém ainda vemos agências de marketing que ofertam serviços digitais sem entender este modelo de trabalho e ainda não conseguiram estruturar equipes para atuar desta forma.

 

Leia também: 10 dicas para obter mais cliques em redes sociais

 

5. Busque parceiros que possuam equipes próprias e focadas no projeto digital de sua empresa

Marketing Digital é o principal método para atrair clientes. Entenda 5 pontos a se observar e saiba como escolher sua próxima Agência de Marketing Digital!

Não é novidade que muitas agências buscam expandir seus serviços para atender a esta crescente demanda de clientes eu desejam aumentar seus resultados via internet.

É justamente nessa transição que algumas dúvidas importantes começam a surgir, principalmente com a equipe que fará o seu projeto digital e irá entregar os melhores resultados.

Observe a expertise e o perfil de alguns profissionais que atuam em uma Agência de Marketing Digital:

  • Consultor de Marketing Digital: Responsável por diagnosticar, planejar e implementar técnicas avançadas de atração, conversão, relacionamento, vendas online e métricas de resultado em seu projeto.
  • Customer Success Manager: Sua responsabilidade consiste em entender o contexto de negócios de sua empresa e manter o plano de Marketing Digital sempre viável. Ele acompanha pró-ativamente o cliente indicando sempre formas de gerar mais resultados com o Marketing Digital.
  • Gestor de Conteúdo: Responsável por planejar o conteúdo e seu foco é fundamental para educação, nutrição de leads, geração de oportunidades para venda e retenção de clientes. Planeja diferentes estilos e formatos de conteúdo, como: blogposts, socialposts, newsletter e materiais ricos para download.
  • Gerente de Projetos: Responsável por coordenar todas as demandas de seu projeto, prazos datas de entrega e manter o projeto dentro do escopo das entregas que foram contratadas. Este profissional possui expertise em cronogramas, análise de negócios, tecnologia e gestão de equipes.
  • Designers UX: Responsável por entregar o melhor modelo de interação de seus usuários com seu website, landing pages ou aplicativos que sua empresa oferta no mercado. Este profissional é hoje um híbrido do profissional técnico com o criativo, e atua tanto na construção das estruturas online como no modelo de interação dos usuários.
  • Analista de Conteúdo: É responsável por tornar sua empresa uma autoridade de pensamento em seu nicho. Irá atrair, educar e conduzir seus leads pelo funil de vendas até o momento de compra do cliente chegar. Possui talento para redação, domina o português e conhece bem o segmento de mercado da sua empresa.
  • Analista de SEO: Profissional analítico e criativo que desenvolve estratégias constantes para melhorar o posicionamento do website de sua empresa no Google. Possui expertise para selecionar as melhores e mais relevantes palavras-chave para a sua empresa.

 

Agora que mostramos como contratar uma Agência de Marketing Digital, acompanhe nosso blog e Facebook.

 

Leia também: Como montar sua equipe de Marketing de Conteúdo

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